Nos últimos dois meses, 359 notificações de queimadas foram registradas em Rio Branco. Na última quarta-feira, 30, a Prefeitura de Rio Branco apresentou um Plano Anti Queimadas afim de sanar o problema.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Normando Sales, a ação vai iniciar com um trabalho de conscientização. “Nós estamos trabalhando fortemente com um trabalho de educação ambiental, orientando as pessoas e visitando as comunidades. Também estamos atuando com fiscalização”, explica.
A previsão da Secretaria de Meio Ambiente de Rio Branco é que o período de seca neste ano seja ainda mais severo. Pessoas reincidentes na prática ilegal de queimadas serão multadas.
“Em agosto e setembro, a número de queimadas urbanas cresce. A gente pede que a população tenha consciência e não cometa queimadas. Nós estamos vivendo em um momento de pandemia, a fumaça é um problema grave para os pulmões. E a Covid-19 atinge os pulmões, com a incidência das queimadas, a fumaça atinge todas as pessoas, que não queimou e, sobretudo, quem queimou”, alertou o secretário.

