24.1 C
Juruá
sexta-feira, abril 19, 2024

Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul promove Dia D com testagem rápida para identificação de hepatites e HIV

Por

- Publicidade -

Nesta quarta-feira (28) é o dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais; por conta disso, a Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul executou programações durante todo o mês de julho, dentre os quais, a realização de testes rápidos para a identificação do vírus, assim como a realização de palestras nas Unidades de Saúde e outras instituições.

Na manhã desta quarta-feira (28), das 08:00 ao 12:00, funcionários da Secretaria de Saúde estão no centro da cidade realizando o “Dia D”, com testes rápidos tanto para hepatites, quanto para Infecções Sexualmente Transmissíveis.

“As hepatites, de forma geral, são um grande problema de saúde aqui no nosso município; por ser uma doença silenciosa, as pessoas só vão descobrir quando estão com sintomas graves. Por isso, é tão importante o diagnóstico precoce e isso só se dá através de teste rápido” (sic), ressaltou Rafaela Oliveira, coordenadora de vigilância epidemiológica e IST de Cruzeiro do Sul.

Quem não puder fazer o teste hoje poderá se encaminhar a qualquer Unidade de Saúde ou ao Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado na unidade do bairro Aeroporto Velho que atende de segunda a sexta-feira das 07h às 19h.

Os medicamentos são distribuídos gratuitamente, liberados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com acompanhamento de um infectologista. A testagem rápida também está sendo feita em todas as Unidades de Saúde.

“Quero convidar a população para realizar a testagem rápida hoje aqui pela manhã na Praça do Centro de Cruzeiro do Sul, estaremos aqui das 8h às 12h; porém, nas Unidades de Saúde, tanto da zona urbana, quanto da rural, sempre tem disponível teste rápido”, disse a coordenadora.

- Publicidade -
Copiar