24.4 C
Juruá
quinta-feira, abril 18, 2024

Varejo do Acre registra o 4° melhor desempenho do país

Por

- Publicidade -

Segundo dados divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira (07), em maio de 2021 o volume de vendas do comércio varejista do estado do Acre teve o 4° melhor desempenho do país, com um aumento de 6,4%, perdendo apenas para o Amapá (23,3%), Ceará (9,4%) e Minas Gerais (9,2%).

A nível nacional, o varejo cresceu 1,4% – a segunda alta consecutiva, após subir 4,9% em abril. Em outras palavras, o varejo acreano cresceu várias vezes mais que a média nacional; assim, apesar da crise da Covid-19, o comércio tem se mantido forte.

Para efeito de comparação, o varejo acreano cresceu 34,5% entre maio de 2020 e maio de 2021.

A média móvel trimestral encerrada em maio foi de 1,1%. As vendas do varejo subiram 16,0% frente a maio de 2020. O acumulado no ano foi a 6,8%, e o acumulado em 12 meses, a 5,4%.

O aumento de 1,4% no volume de vendas do varejo, na passagem de abril para maio de 2021, na série com ajuste sazonal, foi acompanhado de taxas positivas em sete das oito atividades pesquisadas: tecidos, vestuário e calçados (16,8%); combustíveis e lubrificantes (6,9%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (6,7%); livros, jornais, revistas e papelaria (1,4%); equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (3,3%); hipermercados e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,0%) e móveis e eletrodomésticos (0,6%). A única atividade com recuo frente a abril foi a de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos (-1,4%).

No começo de julho, a Federação do Comércio do Acre (Fecomércio) pronunciou-se acerca das previsões positivas, agora confirmadas, em relação ao varejo. Vários fatores estão influenciando a retomada dos negócios; destacando-se, a necessidade de se manter o ritmo de injeção de dinheiro público na economia.

“Agora, contando com a proximidade do Dia dos Pais, no mês de agosto; e, posteriormente, com o Dia das Crianças, além das vendas de final de ano” (sic), comentou Egídio Garó, consultor da Fecomércio, no dia 2 de julho.

- Publicidade -
Copiar