24.5 C
Juruá
segunda-feira, maio 6, 2024

XXI Encontro Nacional do CB27 acontece em solo acreano

Por

- Publicidade -

O Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras – CB27 – reúne as Secretarias de Meio ambiente das 26 capitais brasileiras mais o Distrito Federal para o intercâmbio de experiências em sustentabilidade urbana. Este diálogo intermunicipal é estabelecido por meio de Encontros Nacionais e Regionais, realizados periodicamente e recepcionados pelas capitais.

Depois de dois anos sem encontros presenciais por conta da pandemia, nesta sexta-feira (16), Rio Branco, a capital acreana sediou o XXI Encontro Nacional do CB27. No evento estiveram presentes autoridades como Isaac Piyãko, prefeito de Marechal Thaumaturgo, o senador Sérgio Petecão, o secretário de Meio Ambiente do Acre Normando Sales, o prefeito de Rio Branco Tião Bocalom, e o Secretário de Meio Ambiente do Rio de Janeiro e coordenador nacional do CB27 Eduardo Cavaliere, representando todas as Secretarias de Meio Ambiente das capitais brasileiras.

O prefeito thaumartuguense, Isaac Piyãko foi apresentado durante o evento como convidado especial e falou sobre a como se sente representando a população indígena acreana em um encontro tão importante. “Eu acredito que daqui podemos tirar muitos proveitos. Marechal Thaumaturgo e a população indígena do Acre estão sendo muito bem representadas. Precisamos trabalhar essa questão do clima local e essa é uma oportunidade única”, disse.

Sérgio Petecão, falou do quão importante são as parcerias com a Coordenação Nacional, a BNDS, Banco do Nordeste e Banco de Desenvolvimento do Extremo Sul do Rio Grande do Sul e outras agências para a preservação do meio ambiente. “Essa é uma semente que está sendo implantada aqui no Acre, mas a preservação do meio ambiente é bandeira do mundo”, destacou.

As duas principais pautas discutidas no evento foram as metas climáticas que as cidades vêm estabelecendo e como chegar até o resultado proposto e como as cidades podem se reunir ao redor dos seus biomas para discutir a preservação ambiental.

“Depois de dois anos sem nenhuma reunião presencial era importante que a gente estivesse no coração geográfico da Amazônia aqui em Rio Branco no estado do Acre para discutir financiamento climático. Esse evento de hoje é muito simbólico para as capitais do Brasil. Amanhã é Dia Nacional de Proteção das Florestas, era importante estarmos aqui”, disse o Eduardo Cavalieri.

Tião Bocalom declarou estar muito orgulhosos com o evento. “Isso nos orgulha muito, porque sabemos o quanto o estado do Acre sempre foi divulgado como sendo o centro da discussão sobre o meio ambiente a nível Brasil”, afirmou.

- Publicidade -
Copiar