Na tarde desta terça-feira (10), o Instituto Real Time Big Data, que é contratado da TV Gazeta/Rede Record, divulgou uma pesquisa que mostra o governador Gladson Cameli bem tranquilo quanto à reeleição, em pouco mais de um ano para as eleições de 2022. Contudo, Jorge Viana, teria sido apontado pelo levantamento, como o melhor governador da história do Acre nos últimos 30 anos.
Na pesquisa, Gladson aparece com 62%, seguido por Sérgio Petecão (PSD) com 13%, Jenilson Leite (PSB) com 3% e David Hall (Cidadania) com 1%. Brancos e nulos somaram 12%. Os que não souberam ou não responderam registraram 9%. No questionário espontâneo, Cameli aparece com 41%, contra 6% de Jorge Viana, 3% de Petecão, 1% de Marcus Alexandre e outros registraram 1%. Brancos e nulos 13% e os que não souberam e não responderam marcou 35%.
O levantamento do Real Time Big Data também mediu a rejeição dos pré-candidatos ao governo, em que senador Sérgio Petecão aparece na liderança com 41% de rejeição, seguido por David Hall com 29%, Jenilson com 20% e Cameli com 19%.
Além disso, a aferição também avaliou a gestão de Cameli frente ao governo. Onde 62% dos entrevistados, classificou o atual governo como ótimo e bom, 19% consideram regular e 17% ruim e péssimo. Não souberam ou não responderam marcaram 2%.
Enquanto o governador é bem avaliado nos cenários estimulados, espontâneos e gestão, os números mostram o povo acreano tem ainda muita simpatia pelo ex-governador e ex-senador Jorge Viana. Ele é apontado por 39% dos entrevistados como o melhor governador do Acre nos últimos 30 anos, Gladson aparece com 21%, seguido por seu tio já falecido, o ex-governador Orleir Cameli que registrou 14%, o ex-governador Sebastião Viana registrou 11% e Binho Marques 4%, Romildo Magalhães registrou 1% e os que não souberam ou não responderam registraram 10%.
A pesquisa do Real Time Big Data entrevistou 600 pessoas por telefone entre os dias 6 e 7 de agosto em 14 cidades do Acre, divididas nas regiões de Rio Branco com 46% dos participantes, Vale do Acre com 23% e Vale do Juruá com 31%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

