23.4 C
Juruá
terça-feira, março 19, 2024

Escolas podem voltar à aulas presenciais em setembro e Sesacre estuda fazer mutirão de vacinação contra Covid-19 aos profissionais da educação

Por

- Publicidade -

O estado do Acre, vem se preparando para que as aulas possam retornar de forma presencial neste próximo mês de setembro. Foi criado um comitê de retorno ao ensino presencial, que foi estabelecido após uma reunião que aconteceu na última segunda-feira (2). O comitê contará com a participação das vigilâncias Epidemiológica e Sanitária e o Centro de Operações de Emergência, além de representantes da SEE e Sesacre.

Socorro Neri, secretária de educação, pediu à Sesacre que houvesse adiantamento da vacinação das duas doses à todos os profissionais da educação, além também da liberação da vacina contra Covid-19 para os adolescentes acima de 12 anos.

“Aproveitamos para solicitar junto a secretária da Sesacre, Paula Mariano, o adiantamento da vacinação dos profissionais da educação e também a possibilidade do adiantamento da vacina para os adolescentes, visto que o Ministério da Saúde já deu o aval”, disse.

A secretária, Paula Mariano, respondeu a gestora que há possibilidade da realização de mutirões de vacinação nas escolas para que a segunda dose seja aplicada aos profissionais de educação.

“São ações diretas, que podemos fazer em parceria com a Educação, para incentivar que todos os profissionais sejam completamente imunizados antes do retorno às aulas presenciais. Além disso, poderemos tratar com os municípios a disposição dos testes rápidos para as escolas, a fim de identificar uma possível infecção previamente, evitando, assim, que outras pessoas sejam contaminadas”.

Retorno presencial

Segundo informações, se os casos de Covid-19 ainda continuarem em queda, como é caso do que vem acontecendo nos últimos meses, as atividades presenciais irão retornar de forma gradual nas escolas públicas do Acre no dia 8 de setembro, que é o período que inicia-se o segundo semestre letivo de 2021.

As aulas acontecerão de forma híbrida e com rodízio de estudantes em atividade presencial e online. Existe inicialmente duas possibilidades de retorno do ensino híbrido. Sendo a primeira, turmas retornarem com 50% dos alunos por turma, semanalmente, e a segunda, a turma estudaria remotamente, nesta segunda opção, apenas as séries de transição, 5º, 9º ano, e 3º série do ensino médio retornariam ao ensino presencial.

 

Foto: Leandro Chaves

- Publicidade -
Copiar