24.1 C
Juruá
terça-feira, março 19, 2024

Governo do Estado cria sistema para dar transparência às ações apresentadas em Plano de Governo

Por

- Publicidade -

O governo do Estado do Acre, em uma ação inédita, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), criou um Portal de Acompanhamento do Plano de Governo. O objetivo é disponibilizar, para a sociedade, a evolução da execução das ações registradas no Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), apresentadas e pactuadas no decorrer da campanha eleitoral pelo governador Gladson Cameli.

A ferramenta registra 149 projetos do Plano de Governo e nove promessas de campanhas, divididos em Eixos, Programas e Projetos. O Portal, disponibilizado para a sociedade com a proposta do monitoramento do Plano de Governo, é a implementação de mais um compromisso de governo com a transparência das ações, tanto as ações que estão em execução como aquelas ainda não iniciadas.

O módulo disponibilizado no Portal da Seplag, por meio do endereço www.seplag.ac.gov.br, e com acesso em todos os portais do governo do Estado, torna a abrangência acessível para o cidadão. As secretarias vão poder visualizar quais projetos fazem parte de suas competências, o que foi realizado, o que está em andamento, a relação entre o Plano de Governo e as iniciativas do Plano Plurianual (PPA), e atualizar essas informações. Ainda será possível visualizar as evidências que comprovam as informações e a execução do projeto.

Segundo Kelly Lacerda, secretária adjunta de Planejamento e Gestão, é de fundamental importância demonstrar para sociedade o compromisso do governo com as suas ações de campanha, a transparência na demonstração dos resultados. “Se observarmos, mais de 70% dos projetos do plano de governo já foram iniciados ou entregues neste terceiro ano e no meio de uma pandemia”.

Para a gestora, a criação dessa ferramenta também é uma forma de a própria gestão concentrar esforços naquilo que ainda não foi iniciado e acompanhar o status de cada ação, “realizar um acompanhamento de forma que permita concluirmos a gestão com o maior número possível de entregas, porque quem ganha é a sociedade. Não se trata apenas de um cumprimento de plano de governo, mas ter a segurança e a certeza de que aquilo que se propôs foi feito para sociedade e que esta foi de fato beneficiada”, explica.

- Publicidade -
Copiar