24.1 C
Juruá
segunda-feira, março 18, 2024

ITPAC traz oportunidades para Cruzeiro do Sul

Por

- Publicidade -

O sonho de cursar medicina se tornou mais próximo da realidade dos estudantes de Cruzeiro do Sul e dos municípios do entorno desde a implantação da faculdade ITPAC na cidade.

A primeira turma de estudantes de medicina é formada por cerca de 60% de estudantes de Cruzeiro do Sul e região e 40% de outros municípios e estados. É o caso da jovem Joana Carolina Pimentel, de 27 anos. Natural de Valença do Piauí (PI), Joana sonha ser médica desde os 13 anos. Mas as dificuldade e a falta de oportunidades adiaram os planos por algum tempo.

Formada em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí, Joana viu no ITPAC a oportunidade que não teve em seu estado de origem. “Depois de ter tentado três vezes sem sucesso a faculdade de medicina, eu já estava um pouco descrente. Mas quando fui aprovada no ITPAC, decidi vir morar em Cruzeiro do Sul”.

O apoio da equipe da faculdade tem sido essencial para Joana cursar a faculdade e se dedicar ao seu objetivo. “Tenho recebido muito apoio da faculdade, os professores têm sido compreensíveis e me dão forças para continuar”, explica Joana.

A cruzeirense Lídia Julia, 18,  também sonhava desde criança em cursar medicina, mas as dificuldades financeiras de se manter em outra cidade foram um obstáculo. “O ITPAC abriu um espaço para realizar meu sonho. Estudar fora era complicado pelas questões familiares e financeiras.”

Lídia mora com a avó, e seria muito difícil deixá-la sozinha. “Ela sempre apoiou meu sonho e dizia até que viria morar comigo, mas quando vi no jornal que iria abrir o curso de medicina aqui, eu e minha avó ficamos muito felizes e descartamos outras possibilidades. Este curso mudou minha vida. Foi como se tivesse caído do céu para realizar meus sonhos”, conta.

Aulas práticas

De início, a pandemia limitou o curso às aulas no modelo remoto, mas desde que o município conseguiu reduzir os índices da doença, as aulas práticas tiveram início, obedecendo a protocolos específicos de distanciamento social.

“Assim que Cruzeiro do Sul entrou na bandeira amarela, conversamos com o secretário de Saúde que nos permitiu dar início às aulas dividindo a turma em grupos menores no formato de revezamento. Para nós do ITPAC é essencial seguir todos os protocolos, afinal, estamos formando profissionais para cuidar da saúde da população”, explica Jorge Lucas, psicopedagogo da equipe do ITPAC.

As aulas práticas contam com modernos laboratórios que permitem o estudo de anatomia e procedimentos médicos. O boneco de simulação ‘Adam X’ é um dos mais modernos equipamentos disponíveis para o estudo da medicina. Além de possuir anatomia e textura que simulam o corpo humano, os sinais vitais e as variações são de um paciente real, reproduzindo situações de emergência como de falta de oxigenação, aceleração dos batimentos cardíacos, entre outros.

Outra aprendizagem que faz parte do curso é referente ao atendimento. A faculdade possui um laboratório específico de atendimento, com a função de preparar para a prática médica nas unidades básicas de saúde. “Cruzeiro do Sul e região possuem uma realidade social, econômica e cultura específicas. Queremos que nossos alunos aprendam a partir dessa realidade para que posam estar preparados para atender à clientela cruzeirense”, explica o psicopedagogo Jorge Lucas. O processo seletivo para a próxima turma do ITPAC ocorrerá entre outubro e dezembro, com  50 novas vagas.

- Publicidade -
Copiar