Ícone do site O Juruá Em Tempo

Maior crocodilo do mundo que viveu no Acre há milhões de anos é redescrito em artigo científico

O estudo sobre o Purussaurus brasiliensis, conhecido como lagarto do Rio Purus, que viveu na Amazônia há mais de 8 milhões de anos, teve um novo artigo científico publicado na semana passada sobre a espécie. A publicação faz um cruzamento de informações sobre a espécie e fortalece as características do maior crocodilo do mundo já registrado.

Para essa redescrição, foram analisados alguns fósseis do animal achados em anos diferentes, um deles – o mais completo já encontrado – está no laboratório de paleontologia da Universidade Federal do Acre (Ufac). Com isso, ficaram reforçadas algumas características da espécie achada no Brasil, a tornando única.

Segundo os estudiosos, podendo chegar a mais de 12 metros, o Purussaurus foi o maior crocodilo que viveu no planeta em qualquer tempo. O primeiro fóssil do animal foi achado em 1892 às margens do Rio Purus e chegou até as mãos do botânico João Barbosa Rodrigues, responsável pelo Museu de Botânica da Amazônia na época do império e também o primeiro a classificar o crocodilo.

A paleontóloga Lucy Gomes de Souza, do Museu da Amazônia (Musa), uma das autoras do artigo, explica como foi esse processo.

Sair da versão mobile