Pix é o meio de pagamento eletrônico instantâneo, de baixo custo e de segurança, oferecido por diversas agências bancárias. A iniciação de um Pix para uma pessoa física é gratuita. Foi lançado oficialmente no dia 5 de outubro de 2020 com início de funcionamento integral em 16 de novembro de 2020. O Pix funciona 24 horas, sete dias por semana, entre instituições financeiras, fintechs e instituições de pagamento.
Com tantos benefícios, é comum que ocorra muitos golpes financeiros. Em Cruzeiro do Sul (AC), a segunda maior cidade do estado do Acre, com aproximadamente 90 mil habitantes, este tipo de prática tem se tornado comum. Desta vez, a vítima teria sido uma mulher que teve R$ 30 mil roubado de sua conta, por não usar a ferramenta da forma correta.
“O criminoso induz e acaba levando a vítima ao erro. Muitas vezes eles se passam por funcionários de algumas empresas, o que não é verdade, e a pessoa precisa tomar cuidado. Várias são as formas que o criminoso tenta ludibriar a vítima, não acredite em sms, ligação de funcionário de algum banco, vá diretamente ao banco”, disse o delegado Rafael Távora.

