Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Show de Padre Fábio de Melo reúne multidão na Expoacre Juruá, em Cruzeiro do Sul
  • Aos 18 anos, peão do AM vence rodeio da Expoacre Juruá e leva moto zero quilômetro
  • Expoacre Juruá encerra hoje com cavalgada e show de Leonardo
  • Domingo será de tempo firme e sem chuva em todo o Acre; temperaturas podem chegar a 32°C
  • Mulher grávida de oito meses é presa por suspeita de tráfico
  • Adolescente é apreendido com drogas em lata de pipa
  • Casamento Coletivo reúne 300 casais na Expoacre Juruá
  • Festival infantil alegra milhares de crianças na Expoacre Juruá
  • Opera Acre prevê mais de 145 cirurgias eletivas neste fim de semana
  • Assalto a loja mobiliza Polícia Militar e termina com suspeito preso em Cruzeiro do Sul
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
domingo, julho 5
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Mais Notícias

Sindicato encontra extintores vencidos há 4 anos e cilindros de oxigênio com potencial risco de explosão em hospital no AC

Por Redação Juruá em Tempo.21 de agosto de 20213 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

Uma visita de rotina do Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) no Hospital Epaminondas Jácome, em Xapuri, interior do Acre, detectou diversas irregularidades na última quinta-feira (19). Os fiscais encontraram extintores de incêndio vencidos desde 2017, cilindros de oxigênio espalhados com risco de explosão, falta de medicamento e problemas na estrutura.

Segundo o sindicado, os cilindros de oxigênio estavam espalhados pelas enfermarias, o que pode causar explosão. Por conta desses problemas, o Sindmed-AC informou que vai acionar o Corpo de Bombeiros e o Ministério Público do Estado (MPE) e denunciar a situação.

“Para verificar todos os problemas, vamos solicitar aos bombeiros uma vistoria e uma possível interdição do ambiente, além da responsabilização do gestor por manter todo o espaço sem a devida recuperação e adequação”, explicou o diretor do Sindmed, Alberto Soares.

Além do problema com os cilindros de oxigênio e extintores de incêndio, a equipe do Sindmed-AC encontrou também:

  • Infiltrações e mofo por todo o prédio;
  • Problemas na rede elétrica, como a falta de luz no pronto-socorro;
  • Falta de revitalização;
  • Falta de medicamentos, como metronidazol, transamin, metilergometrina;
  • Ausência de equipamentos como o laringoscópio, oxímetro, sonar, otoscópio.

O sindicato destacou que teme ocorrer uma sobrecarga de energia, causando curto e um incêndio. A tragédia seria maior devido à falta de extintores, de saídas e luzes de emergência.

Hospital tem extintores vencidos há 4 anos e cilindros com risco de explosão — Foto: Arquivo/Sindmed-AC

Hospital tem extintores vencidos há 4 anos e cilindros com risco de explosão — Foto: Arquivo/Sindmed-AC

Ao G1, o diretor-geral da unidade, Josimar dos Santos Silva, disse que já solicitou à Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) a troca dos extintores, mas ainda não foi feita a troca. Segundo ele, a solicitação é feita desde a gestão passada.

“A gente solicita à Sesacre, que é o setor responsável. Na gestão passada já estava assim, quando assumimos já solicitamos. Sobre o cilindro de oxigênio não sei como viram isso porque temos um local atrás da unidade onde guardamos os cilindros. No PS, a ala masculina e feminina também permanecem o suporte do cilindro, que são locais de emergência e não podem ficar sem”, argumentou.

A reportagem entrou em contato com a Sesacre e aguarda retorno.

Sobre a falta de energia elétrica, o gestor falou que é por causa dos apagões registrados na cidade. “Quando a luz pisca tem o motor. Temos um gerador de luz, é acionado”, justificou.

Falta de manutenção

A unidade de saúde foi uma das atingidas pela enchente histórica de 2015 na cidade. A água do rio inundou o hospital, ruas, casas, praças, terminal rodoviário, comércios e órgãos públicos instalados na região central do município, além da casa e do Centro de Memória Chico Mendes.

O diretor falou que o prédio é antigo e não pode ser ampliado por estar em uma área de risco. Desde a alagação, o Estado faz reformas paliativas na estrutura e há a previsão de fazer uma nova reforma.Hospital de Xapuri foi atingido pela enchente histórica em 2015 — Foto: Aline Nascimento/G1/Arquivo

Hospital de Xapuri foi atingido pela enchente histórica em 2015 — Foto: Aline Nascimento/G1/Arquivo

“Temos problemas sim relacionados a isso, infiltrações, paredes que faltam pintar, mas tudo isso foi solicitado à Sesacre”, alegou.

Sobre a falta de remédios, o diretor confirmou que há apenas um medicamento faltando, que seria o metronidazol. Mas, assim como as demais demandas, ele diz que já foi solicitado o remédio para a saúde estadual.

“Temos todos os outros. Sobre esses aparelhos, temos todos também. Faltava o sonar, mas a Sesacre mandou”, justificou.

Com informações G1 Acre

Por:
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.