23.8 C
Juruá
quinta-feira, março 28, 2024

Veneno de cobra brasileira pode inibir avanço da Covid-19 em 75%, diz estudo

Por

- Publicidade -

Cientistas da Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), em Araraquara (SP), encontraram, no veneno da cobra Jararacuçu, um peptídeo (pedaço de proteína) capaz de reduzir os avanços da covid-19 no organismo. O estudo foi publicado na revista científica Molecules no último dia 12 de agosto.

Segundo a Unesp, a descoberta ocorreu após pesquisadores do IQ (Instituto de Química) observarem que a proteína inibiu em 75% a capacidade do vírus se replicar em células de macaco. O grande desafio dos pesquisadores, em um aspecto geral, é desenvolver um medicamento eficiente contra a doença e que não provoque potenciais efeitos colaterais.

“Nós encontramos um peptídeo que não é tóxico para as células, mas que inibe a replicação do vírus. Com isso, se o composto virar um remédio no futuro, o organismo ganharia tempo para agir e criar os anticorpos necessários, já que o vírus estaria com sua velocidade de infecção comprometida e não avançaria no organismo”, explicou Eduardo Maffud, professor e um dos autores do estudo.

A ideia de analisar o veneno do réptil surgiu após a descoberta de que o antídoto da cobra tinha atividade antibacteriana, o que deu origem a novos testes sobre partículas virais, e os resultados mostraram-se animadores. Em suma, o ensaio é feito com as células do macaco cultivadas em laboratório a partir da aplicação da molécula da cobra. Após dois dias, os pesquisadores avaliam os efeitos e se o vírus diminuiu sua capacidade de reprodução.

Nas próximas etapas, os cientistas irão avaliar a eficiência de diferentes dosagens da molécula e se ela poderá exercer outras funções sobre a célula, como a de proteção, evitando até mesmo a invasão do vírus. “Nossos resultados são promissores e representam um recurso valioso na exploração de novas moléculas para a descoberta e desenvolvimento de fármacos contra a infecção por SARS-CoV-2”, disse Cilli.

Sobre a Jararacuçu

Segundo o Parque Estadual Serra do Mar, a Jararacuçu (Bothrops jararacuçu) é uma cobra venenosa da família dos viperídeos. Com até 2 metros de comprimento, a espécie pode ser encontrada nas cores cinza, rosa, amarela, marrom preta ou com manchas triangulares-escuras no Brasil, Bolívia, Paraguai e Argentina.
Ela é temida pela quantidade de veneno que é capaz de injetar, podendo causar hemorragia, inchaço e destruição dos tecidos na região da mordida em um indivíduo.

  • Fonte: UOL.
- Publicidade -
Copiar