Ícone do site O Juruá Em Tempo

Cruzeiro do Sul registra mais de 100 casos de diarreia por dia e município entra em alerta máximo

Nas últimas semanas, o município de Cruzeiro do Sul vem registrando aumento no número de caso de pessoas com diarreia. Na Unidade Pronto-Atendimento (UPA), 80% dos atendimentos são de pessoas com a diarreia e vômito, a média diária de pessoas atendidas com esse problema, alcançou a marca de 115 atendimentos.

“Já é observado um aumento bem significativo da procura desses pacientes com diarreia, vômito e é importante que procure sempre uma unidade básica de saúde ou a UPA para que tenha esse atendimento e orientação médica”, orienta a gerente de assistência à saúde da UPA, Elane Furtado.

Por conta do grande aumento, o município entrou em situação de alerta máximo. Rafaela Oliveira, coordenadora de Vigilância Epidemiológica da cidade, disse que a Saúde municipal tem se preocupado com o aumento dos casos.

“Estamos vivenciado um período que é de alerta com aumento dos casos de diarreia, que vem subindo desde a semana 29, estamos na 35 epidemiológica, sendo que na 32 tivemos um aumento significativo do número de casos, na 33 tivemos uma diminuída, mas continuamos subindo e isso coloca o município em alerta máximo para os casos de diarreia”, destaca.

Todas as unidades básicas de saúde estão com programações voltadas para o tema com o intuito de conter o avanço da doença.
Iria Matos, coordenador de unidade básica de saúde, diz que tem dado orientações para que as pessoas evitem desenvolver o problema.

“A secretaria já está tomando as devidas providências; colhendo amostra de água para ver se é virose ou se é período sazonal com casos mais elevados. Estamos tomando a devida providência e conscientizando nosso usuário da atenção básica, hidratar as crianças, uso do soro caseiro para que hidratem as crianças”, destaca.

A médica Carina Herculano ressaltou que a situação precisa ser tratada com muita atenção, pois os sintomas causam uma rápida desidratação.

“Realmente nosso município está em alerta máximo devido ao surto de virose. Ela é muito preocupante para crianças e idosos porque vem acompanhada de náuseas, vômitos e diarreia, o que causa uma desidratação rápido. Por isso, sempre falo que quando começam os sintomas, é preciso iniciar a hidratação. Para prevenir tem várias maneiras, como lavar as mãos toda vez que for ingerir as mãos, lavar frutas e verduras para poder ingerir. E cuidado com a água também, que deve ser potável”, destacou.

Sair da versão mobile