Ícone do site O Juruá Em Tempo

Diocese de Cruzeiro do Sul recebe homenagem da Aleac por contribuição no Vale do Juruá

Na manhã desta quinta-feira, (30), a Assembleia Legislativa do Acre homenageou a Diocese de Cruzeiro do Sul (AC) pelos relevantes serviços prestados à região do Vale do Juruá. O evento foi realizado no Teatro dos Nauás, com transmissão pelo canal oficial da Aleac, na plataforma do Youtube.

A Diocese de Cruzeiro do Sul (Dioecesis Crucis Australis) é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, pertencente à Província Eclesiástica de Porto Velho-RO e ao Conselho Episcopal Regional Noroeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, sendo sufragânea da Arquidiocese de Porto Velho. A sé episcopal está na Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Glória, na cidade de Cruzeiro do Sul, no Estado do Acre.

A Diocese de Cruzeiro do Sul foi fundada em 22 de maio de 1931 como Prelazia do Alto Juruá, pelo Papa Pio XI, através da bula Munus Regendi; tendo como finalidade a promoção espiritual, moral e social do povo da circunscrição eclesiástica. (Artº. 1 do Estatuto). A Prelazia do Alto Juruá foi elevada a Diocese de Cruzeiro do Sul em 25 de junho de 1987.

De acordo com o bispo, Dom Flávio Giovenale, esta homenagem por parte da Aleac ressalta, ainda mais, a importância da igreja católica na região do Vale do Juruá. “É uma homenagem que celebra os 90 anos da presença da igreja católica na região do Vale do Juruá. Este ato da assembleia é o reconhecimento da igreja católica nestes 90 anos; no campo da educação, saúde, assistência social e infraestrutura. No passado, ajudamos muito a cidade com infraestrutura de ruas, através de uma parceria com 7°BEC. As primeiras escolas, centros de saúdes, hospitais, foi a igreja católica quem construiu. É um reconhecimento mais que merecido, olhando para o passado e, ao mesmo tempo, um estímulo para continuarmos até os dias atuais”, ressaltou.

O presidente da Presidente Aleac, Nicolau Júnior, disse que é uma grande honra homenagear a igreja católica; pois, é filho de Cruzeiro do Sul e se sente honrando em realizar esse ato. “Para nós, como deputados, é uma grande honra; e, principalmente, para mim que sou cruzeirense, prestar essa homenagem para a igreja católica. Sei o quão importante ela é para o município. A igreja contribuiu muito para o crescimento de Cruzeiro do Sul”, disse Nicolau.

O prefeito Zequinha Lima ressaltou a importância da história da diocese na cidade de Cruzeiro do Sul, “Quero primeiro parabenizar a atitude da assembleia legislativa, em nome do seu presidente, Nicolau Júnior, em trazer três sessões para a cidade de Cruzeiro do Sul; e, ainda mais, nesta semana tão especial que é do aniversário da nossa querida cidade. E por este ato em homenagear a história da diocese de Cruzeiro do Sul. Não podemos contar a história da nossa cidade, sem falar da igreja católica e do 7° BEC. Eu acho justo essa linda homenagem proposta pelos deputados para nossa amada e querida igreja católica, por todos os serviços prestados a nossa sociedade”, finalizou.

Sair da versão mobile