Em ação contra o Projeto de Lei 6024, o grupo de estudantes da Ufac Coalizão Empate organiza um empate em várias cidades do Acre. O ato ocorre no dia 21 de setembro, Dia da Árvore, em Rio Branco, Sena Madureira, Cruzeiro do Sul, Xapuri, Epitaciolândia, Brasileia, Assis Brasil, Tarauacá, Porto Acre e Bujari.
O grupo tem por objetivo provocar o debate referente aos retrocessos ambientais e mobilizar a população contra o PL 6024. Esse projeto, de autoria da deputada acreana Mara Rocha (PSDB), pretende reduzir os limites da Reserva Extrativista Chico Mendes e extinguir o Parque Nacional da Serra do Divisor, na região do Juruá.

“Em um cenário de intensa emergência climática, com desmatamentos e queimadas que avançam cada vez mais sobre as florestas, não podemos nos calar. Por isso, ficamos muito feliz quando duas jovens acadêmicas, preocupadas com os impactos deste projeto, nos procuraram para realizar juntos o Empate Contra o PL 6024”, afirma ngela Mendes, presidenta do Comitê Chico Mendes.
A Reserva Extrativista Chico Mendes, também conhecida como Resex, é um mundo à parte dentro do próprio Acre. É a maior reserva extrativista do Estado, um espaço que gera desafios administrativos, oportunidades, uma nova maneira de encarar a vida, mas, acima de tudo, um espaço de luta pela economia sustentável entre os povos da floresta. Ao invés de cumprir com sua obrigação de investimentos no local, o Governo Federal se omite, incentivando a entrada de práticas predatórias, como a criação de gado.
Já a Serra do Divisor tem uma das maiores biodiversidades do mundo, sendo local de proteção para diversas espécies de fauna e flora. Mais de 70 pessoas fizeram a escolha de viver ali, na comunidade Pé da Serra, isolados do meio urbano, mas inseridos em uma outra dinâmica, a da paz e parceria com o ambiente natural. O local é cheio de descobertas a serem realizadas ainda, como novas cachoeiras, animais endêmicos e uma flora única. Recentemente, por exemplo, foram descobertas duas novas cachoeiras, que podem entrar para o circuito de ecoturismo, praticado no local.
O Empate Contra o PL6024 está contando com o apoio do Comitê Chico Mendes, Conselho Nacional dos Seringueiros (CNS), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasileia, Juventude do Partido dos Trabalhadores do Acre (JPT), Coletivo Samaúma, Associação Apiwtxa e Organização dos Povos Indígenas do Rio Juruá (Opirj).
Existe também uma Petição On-line colhendo assinaturas para barrar o PL6024, é só acessar https://pl6024nao.com.br/. A Petição quer sensibilizar o Congresso Brasileiro contra esse projeto que quer destruir ainda mais a Amazônia, afetando famílias que vivem tradicionalmente na floresta acreana.