23.8 C
Juruá
quinta-feira, março 28, 2024

Governo acreano pretender contratar empréstimo de mais de R$ 214 milhões com banco sediado na Bolívia

Por

- Publicidade -

O governador do Acre, Gladson Cameli, enviou para a Assembleia Legislativa, e já transmitiu nas comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e Orçamento e Finanças (COF) um pedido de empréstimo no valor de R$ 214.020.000,00.

O recurso está sendo pleiteado junto ao banco de desenvolvimento Fonplata, que atua na Argentina, Bolívia, Uruguai e Paraguai; além de ter uma forte atuação na Bacia do Rio Prata, porém tem se expandido para outras regiões.

De acordo com a mensagem governamental, o objetivo do empréstimo é: financiar o Programa de Infraestrutura e Saneamento do Estado do Acre (PROISA), que visa executar obras de infraestrutura viária, urbana e de saneamento.

Na mensagem que foi enviada aos parlamentares, o governo não deixa claro quais serão as obras e municípios contemplados com o investimento.

“Cumpre ressaltar que o PROISA visa ações nas áreas de infraestrutura viária, saneamento, mobilidade e desenvolvimento urbano, e a presente operação fortalecerá a política de infraestrutura do Estado, incrementando o investimento em obras que proporcionarão maior qualidade de vida à população acreana”, diz o texto.

Fonplata

O banco sediado em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, é uma instituição internacional que financia projetos de desenvolvimento e integração em áreas vulneráveis, rurais e de fronteiras em seus cinco países-membros: Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai.

No Brasil, a instituição financia projetos em Blumenau, Itajaí, Joinville, todos em Santa Catarina; Sorocaba (SP), Indaiatuba (SP), além de atuar junto aos governos do Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e São Paulo.

- Publicidade -
Copiar