23.4 C
Juruá
quinta-feira, abril 25, 2024

Oito casos da variante Lambda da Covid-19 são confirmados no Acre

Por

- Publicidade -

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) confirmou nesta segunda-feira, 13, ter identificado ao menos oito casos da variante Lambda da covid-19 no Acre, em amostras coletadas no mês de maio e enviadas para sequenciamento genético no Instituto Evandro Chagas, em Belém/PA . A mutação andina não é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma variante de preocupação, embora seja apontada como responsável pelo aumento de casos de coronavírus nos países vizinhos, Peru e Bolívia.

De acordo com Marcos Malveira, do Centro de Informações Estrategicas em Vigilancia em Saúde do Acre, todos os pacientes identificados no Acre com a mutação Lambda estão curados e a Sesacre não apontou nenhuma morte causada pela variante no Estado.

“Até o presente momento, nós temos os resultados de 193 amostras que foram sequenciadas. Destas, 153 deram positivo para Gamma e 8 para Lambda, o restante são outras variantes que não são de interesse e nem preocupação. Das oito amostras positivas para Lambda, todos estão curados”, explica Malveira.

Detectada ainda em 2020 no Peru, a variante Lambda já foi identificada em pelo menos 29 países, incluindo Estados Unidos, e continua se espalhando pela América do Sul. No Peru, ela é apontada como responsável por mais de 90% dos novos casos de Covid-19 e a Bolívia, por sua vez, teme um novo surto de Covid-19 impulsionado pela alta capacidade de transmissão da variante.

O Acre possui 17 municípios que fazem fronteira com Peru e Bolívia, onde os casos da variante têm aumentado consideravelmente devido à sua elevada capacidade de transmissão, se comparado à versão clássica do coronavírus, por isso, a Sesacre promoveu nas últimas semanas a Caravana da Vacinação, com o objetivo de imunizar o maior número possível de pessoas nestas regiões. O balanço da ação deve ser divulgado nos próximos dias.

  • Por A Gazeta do Acre.
- Publicidade -
Copiar