Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Vereador Belo de Porto Walter é alvo de investigação do MP e da Polícia Federal por aluguel de prédio firmado em nome da filha
  • Após ataques por apoio a Alan Rick, Zequinha Lima pede afastamento do PP até o fim do ano
  • Acreana supera tragédias, vira gari em SC e vence corrida de 5 km sem treinar em pista
  • Frei Renan Barros abre show de Padre Fábio de Melo na Expoacre Juruá
  • Mega-Sena: aposta do Acre bate na trave, acerta cinco dezenas e fatura
  • Virginia preocupa fãs de Vini Jr. ao relatar gripe forte dias antes do jogo
  • Lula rebate carta de Flávio e acusa família Bolsonaro de ‘entreguismo’
  • Nem deu tempo de cozinhar: sete homens são presos com 68 botijões de gás roubados
  • Polícia prende homem suspeito de estuprar a própria filha de 11 anos
  • Falsa biomédica que deformou pacientes é presa novamente no AM
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
sexta-feira, julho 3
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Mais Notícias

Acre monta sala de situação para monitorar surto de diarréia; quase 20 mil casos estão confirmados

Por Redação Juruá em Tempo.5 de outubro de 20213 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) montou uma sala de situação para monitorar os quase 20 mil casos de diarreia registrados no estado. Uma equipe da Saúde está na regional do Juruá para avaliar o aumento expressivo de casos, principalmente nos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves.

De acordo com o último levantamento, realizado na semana epidemiológica 38 (de 3 de janeiro a 25 de setembro), são mais de 19,9 mil pessoas com a doença. Ao todo, 11 cidades estão em alerta máximo por causa do aumento de casos.

Os dados são do Núcleo das Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (NDTHA) da Sesacre, que apontam no mesmo período de 2020, 13,5 mil casos foram registrados. O Departamento de Vigilância em Saúde da Sesacre informou que está sendo feito um levantamento das possíveis causas do aumento dos casos.

Ações de vigilância em saúde, atenção básica e primária, assistência médica e laboratorial já estão sendo feitas nas últimas dez semanas epidemiológicas para descobrir as causas do surto da doença.

Conforme os dados, os casos começaram a aumentar no estado a partir do dia 25 de julho, que corresponde à semana epidemiológica 30. Conforme o último boletim, dos 22 municípios, 11 estão em alerta máximo. Sendo eles: Assis Brasil, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Jordão, Marechal Thaumaturgo, Rodrigues Alves, Santa Rosa, Senador Guiomard e Tarauacá.

As cidades com maior número de casos registrados na semana 38, foram Cruzeiro do Sul, com 141 e Tarauacá com 78.

O Chefe do Departamento de Vigilância em Saúde da Sesacre, Gabriel Mesquita, disse que desde à semana epidemiológica 30 eles foram alertados pelo Núcleo de Doenças e Transmissão Hídrica e Alimentar e, desde então, têm atuado junto aos municípios, de forma a contribuir na construção de estratégias para minimizar o impacto desse surto na população.

“As ações são feitas pelos municípios e a secretaria continua dando apoio na questão da viabilidade das que eles vão tomar. Ação é com eles e nós damos o suporte”, pontuou.

As cidades que estão em alerta são: Acrelândia (25), Brasiléia (29), Mâncio Lima (19), Rio Branco (419) e Sena Madureira (50).

Já Bujari, Manoel Urbano, Plácido de Castro, Porto Acre [não informou dados], Porto Walter e Xapuri e são orientados a investigar senão há subnotificação.

Fazem parte da sala representantes do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), Núcleo de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar, Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar, Vigilância em Saúde e suas Vigilâncias específicas (ambiental, epidemiológica, sanitária), Laboratório Central de Saúde Pública do Acre, Vigiagua, Atenção Primária, Saúde das Prioritárias – Indígena, Saúde da Mulher e Saúde da Criança. 

Por G1 Acre

Por:
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.