25.6 C
Juruá
terça-feira, abril 23, 2024

Acre ocupa 5° lugar entre os estados que mais desmatam a Amazônia e cria grupo de trabalho para fiscalização remota

Por

- Publicidade -

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Políticas Indígenas (Semapi) criou um grupo de trabalho formado por órgãos ambientais, visando monitorar e fiscalizar remotamente o desmatamento no estado do Acre. A portaria foi publicada na edição desta terça-feira (26) do Diário Oficial do Estado (DOE).

O grupo será composto por representantes da Semapi, do Instituto de Meio ambiente do Acre (Imac), Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), Secretaria de Produção e Agronegócio (Sepa) e Instituto de Terras do Acre (Iteracre).

De acordo com a portaria, o grupo precisa definir, avaliar, elaborar propostas de fluxos, normas, critérios e procedimentos técnicos e jurídicos para produção de informações georreferenciadas de polígonos de desmatamento. Além disso, fica responsável pela elaboração de procedimentos de fiscalização e monitoramento remota no estado.

Para a criação do grupo foi considerada a necessidade de trabalho conjunto entre a equipe técnica da Semapi e os técnicos do Imac.

O documento afirma ainda que o Acre não possui um sistema de informações estruturado, com rede lógica e equipamentos para a utilização de geotecnologias, armazenamento e compartilhamento de dados. Ademais não há um gerenciador de projetos organizados e sistematizados para um monitoramento e controle eficiente.

A informação é de que o grupo deve se reunir conforme a necessidade. Vale ressaltar que a participação dos membros vai ser considerada prestação de serviço público não remunerada.

Desmatamento no Acre

No mês de setembro deste ano, o estado apresentou um aumento de 40% no desmatamento, se comparado com o mesmo período do ano passado.
Os dados são do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) obtidos via Sistema de Alerta do Desmatamento (SAD).

Ainda de acordo com os dados, o estado desmatou uma área de 118 km², em 2020, o mês fechou com 84 km². Com esse resultado, o Acre ficou em quinto lugar entre os estados que mais desmataram a Amazônia no período apresentado.

A Amazônica Legal teve 1.224 km² de desmatamento, acarretando um aumento de 1% em relação a setembro de 2020, quando o desmatamento somou 1.218 km². O desmatamento do Acre representou 10% do total na Amazônia.

Degradação

Segundo os dados, o Acre teve um enorme aumento em relação à degradação das florestas comparando os dois meses de 2020 e 2021 e saltou de 3 km² para 18 km², o que corresponde a 500% de aumento.

Com isso, o estado ficou em primeiro lugar entre os estados da Amazônia Legal com maior degradação.

- Publicidade -
Copiar