24.1 C
Juruá
sexta-feira, abril 26, 2024

Mâncio Lima registra cerca de 65 casos de malária em menos de 20 dias

Por

- Publicidade -

Após registrar 65 casos de malária falciparum nas localidades Tonico, Vinte e Batoque, em menos de 20 dias, a prefeitura de Mâncio Lima (AC), emitiu uma nota informando a população que em caso de sintomas, as pessoas procurem as unidades de saúde para diagnóstico e tratamento gratuito.

Francisco Melo, é coordenador de Endemias da secretaria Municipal de Saúde, e informou que de janeiro até setembro deste ano, o registro médio mensal foi de 10 casos deste tipo de malária no município. Apenas o mês de outubro, até o 20 dia, já havia sido registrado 65 novos casos. Em busca de conter um surto maior, a prefeitura tem buscado realizar teste rápido, borrifação intradomiciliar, que é uma técnica de controle vetorial; Instalação e reposição de mosquiteiros impregnados nestas localidades, além de ações de educação em saúde.

”Quanto mais cedo identificamos casos, mais rápido cortamos o ciclo de transmissão. É importante salientar a importância dos moradores e pacientes buscarem o diagnóstico. A malária só existe porque existem pessoas infectadas como fonte de infecção. Muitas vezes as pessoas não sentem sintomas, ou acham que é dengue, ou COVID, e demoram a buscar

- Publicidade -
Copiar