Ícone do site O Juruá Em Tempo

PEC que garante plano de saúde a ex-servidores contaminados por DDT no AC é aprovada em comissão na Câmara

Mais uma vez, a situação dos ex-servidores da extinta Superintendência de Campanhas de Saúde Pública (Sucam) volta a ser discutida na Câmara dos Deputados. Os agentes foram contaminados pelo contato direto com o pesticida Diclorodifeniltricloroetano (DDT) – usado para conter o mosquito da malária na região amazônica nas décadas de 70 a 90 no Acre.

Desta vez, a proposta de emenda à Constituição (PEC 101/2019), que dispõe sobre a concessão de Plano de Saúde a esses servidores, foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na Câmara Federal em reunião nesta quarta-feira (20). A relatora da proposta é a deputada federal do Acre, Perpétua Almeida (PCdoB).

O g1 entrou em contato com o representante da Associação DDT e Luta Pela Vida, Aldo Moura, para atualizar o número de ex-servidores que morreram em decorrência da intoxicação, mas não obteve resposta até última atualização desta reportagem.

A deputada lembrou que esse é um assunto que vem sendo debatido há anos e falou sobre a importância de política pública volta a esses ex-servidores, que sofrem com as sequelas do trabalho.

Sair da versão mobile