A Polícia Federal sugeriu que a segurança na transmissão dos resultados extraídos das urnas eletrônicas fique a cargo da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), órgão subordinado ao governo federal.
A recomendação foi enviado por Paulo Maiurino, diretor-geral da Polícia Federal, no 22 de setembro, ao Senado Federal. A informação é da Folha de S. Paulo. Apesar de ter ganhado publicidade só agora, o documento foi elaborado antes mesmo de o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vencer as eleições, em 2018.
Nas eleições em 2020, o material da PF foi levado em consideração no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para alterações na centralização de bancos de dados. Em 27 de setembro deste ano, a recomendação voltou a ser assunto durante sessão temática no Senado sobre a apuração e totalização de votos nas eleições. Na ocasião, Maiurino foi representado pelo delegado Luís Flávio Zampronha, diretor de Investigação e Combate ao Crime Organizado da PF.
Por Metrópoles

