22.6 C
Juruá
quinta-feira, abril 25, 2024

Saúde de Cruzeiro do Sul leva atendimento médico a 8 comunidades de difícil acesso no Rio Liberdade

Por

- Publicidade -

Com expectativa de fazer pelo menos 2 mil atendimentos, a Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, enviou uma equipe de profissionais para atender a população de áreas da zona rural do município, em regiões do Rio Liberdade de difícil acesso.

A secretária municipal de Saúde, Valéria Lima, disse ao g1 que as equipes se deslocaram da cidade em canoas, devido ao baixo nível do rio, na última quarta-feira (20), com pelo menos 16 profissionais que devem fazer os atendimentos em 8 comunidades durante 15 dias.

A ação faz parte do programa Saúde na Comunidade e, durante esse período, vão ser oferecidos atendimentos médicos, odontológicos, entrega de medicamentos, testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatite e malária), além de vacinação de rotina e também contra a Covid-19.

“É um projeto que a gente faz todas as sextas-feiras para as comunidades, principalmente as de difícil acesso na zona rural. Na zona urbana fazemos nos conjuntos habitacionais onde tem maior número de pessoas que não ficam tão perto das unidades de saúde”, explicou a secretária.

A equipe descolocada foi a de atendimento fluvial. Eles vão até o último seringal, em um dia de viagem, e começam a descer o rio e passando pelas outras comunidades com os atendimentos, que iniciaram na quinta-feira (21).

“Estas comunidades são bem grandes e ficam na média de mais ou menos 200 a 300 pessoas. Na verdade, a grande proposta desse projeto é levar o SUS mais perto das pessoas. Ter o cuidado, porque o SUS não se faz só nos postos de saúde, então, quem tem que buscar estratégias para levar até a comunidade é a gestão”, pontuou a secretária.

Foram mais de 460 atendimentos nessa sexta-feira na zona urbana — Foto: Asscom prefeitura

  • Fonte: g1.
- Publicidade -
Copiar