31.2 C
Juruá
quinta-feira, março 28, 2024

2° Conferência Regional de Turismo no Acre acontece em Cruzeiro do Sul, para discutir ações a respeito do turismo no Vale do Juruá

Por

- Publicidade -

A 2° Conferência Regional de Turismo no Acre, aconteceu nesta quarta-feira (24), no auditório do SENAC, em Cruzeiro do Sul. Foram realizadas diversas palestras e discussões a respeito do que pode ser feito para melhorar o turismo na região.

Adeildo Siqueira, secretário da organização do povo indígena do Rio Juruá que abrange 11 terras indígenas na Bacia do Rio Juruá, falou sobre a importância desse evento. “É muito importante, porque traz uma perspectiva de vida para as pessoas que sobrevivem do turismo”, disse.

O turismo no Vale do Juruá, tem sido a fonte de renda de dezenas de famílias. O fórum se reúne para discutir como melhorar a vida dessas pessoas, além de buscar empresas e políticas públicas que possam estar aliadas nessa causa. Por conta da pandemia de Covid-19, o turismo em todo o estado teve uma grande queda.

Ana Júlia Cavalcante, moradora e dona de pousada no Parque Nacional da Serra do Divisor, disse que, além de ouvir todas as propostas, expôs as dificuldades que as famílias enfrentam. “Para nós é uma luta muito grande como indígenas e como representante de pousada também enfrento uma luta muito grande. Eles nos ouviram, não tanto como gostaríamos, mas agora estamos mais antenados sobre o turismo na nossa região”, relatou.

Lauro Santos, diretor técnico do SEBRAE no Acre, conversou com a equipe do O Juruá em Tempo a respeito do evento. “O objetivo é juntar todo mundo que trabalha no turismo, que representa as 53 atividades econômicas, que foi a mais impactada pela pandemia, para discutir as estratégias que competem tanto ao poder público quanto a iniciativa privada”, explicou.

A conferência teve como resultado a formalização de um documento que trata de diversos assuntos. “Vai desde um pedido para limpeza do rio do Deracre, até o SEBRAE se capacitando, ANAC promovendo mais voos para cá, os bancos disponibilizarem mais crédito, cursos de culinárias e tudo que é importante e mexe com o turismo foi discutido aqui”, contou o diretor.

Estiveram presentes no fórum o Conselho Municipal de Turismo, Conselho Estadual, Associação Brasileira de Indústria Hoteleira, Associação Brasileira das Agências de Viagem, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes e outras instituições.

Uma novidade definida no evento foi a de que os turistas que vierem a essa região ganharão um certificado. “Estamos em um local que tem uma vocação turística fantástica, o ponto mais Oeste do território brasileiro, então muitas pessoas do Brasil e do mundo têm vontade de conhecer. As pessoas que visitam a Serra do Divisor recebem um certificado de visitação turística, mostrando lá as coordenadas geográficas. Isso é um grande atrativo turístico”, disse.

- Publicidade -
Copiar