28 C
Juruá
quinta-feira, abril 18, 2024

Acre vai sediar evento internacional de etnoturismo em 2022

Por

- Publicidade -

Através de uma articulação do Governo do Estado do Acre por meio da Secretaria de Estado de Empreendedorismo e Turismo do Acre (SEET), o Acre vai sediar o evento de lançamento do segmento etnoturismo das Rotas Integradas da Amazônia (RAI). A ideia é envolver os países vizinhos e apresentar culinária, artesanato e toda a cultura indígena do Acre, inclusive com atividades presenciais nas aldeias. A previsão é que aconteça em maio de 2022.

Acre participou da Reunião do RAI ocorrida em Belém, Pará Foto: Cedida

O etnoturismo no Estado acontece de maneira expressiva e estruturada. Essa foi uma das razões do evento ocorrer aqui.

“Tem aldeias que chegam a movimentar milhões em festivais e vivências. Os povos indígenas representam a biodiversidade e a riqueza da cultura amazônica e isso chama a atenção do turista, principalmente estrangeiro”, reforça o secretário de Estado de Empreendedorismo e Turismo, Jhon Douglas da Costa.

Turistas de todos os lugares do mundo buscam experiência com a natureza Foto: Cedida

No Acre, existem 34 terras indígenas reconhecidas pelo governo federal e distribuídas entre 11 dos 22 municípios acreanos.

Rotas Integradas

O objetivo da integração consiste em potencializar, de forma conjunta, as rotas turísticas amazônicas de forma a fortalecer e ampliar o turismo em toda a região.

7 Estados compõem a RAI, são eles: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Plano de Desenvolvimento Sustentável do Turismo Indígena

Em outubro, a Seet assinou contrato para elaboração do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Turismo Indígena. A iniciativa atenderá 43 aldeias e 15 povos indígenas.

No Acre, existem 34 terras indígenas reconhecidas pelo governo federal e distribuídas entre 11 dos 22 municípios acreanos Foto: Cedida

Trata-se de um estudo e planejamento estratégico para o desenvolvimento desse segmento no estado. O plano irá estabelecer a demanda turística real, inventário da oferta turística, diagnóstico e prognóstico turístico, diretrizes, programas e projetos voltados para o fortalecimento do setor.

- Publicidade -
Copiar