Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Ação do MP no Acre oferece serviços gratuitos para pessoas com TEA
  • Ex-atletas do Vasco-AC suspeitos de estupro coletivo serão ouvidos em audiência
  • Tomate e feijão puxam alta da cesta básica alimentar em Rio Branco no mês de março
  • Justiça obriga prefeitura de Cruzeiro do Sul a adotar medidas urgentes em comunidade sem infraestrutura básica
  • Navio hospitalar deixa Cruzeiro do Sul na próxima semana
  • Empresário bilionário João Adibe conhece o Acre e visita revendedores da Cimed
  • MPF quer que R$ 1 milhão por falhas em aeroportos do Acre vá para pessoas com deficiência
  • Por unanimidade, justiça torna Mazinho réu por suposta prática de crime de responsabilidade fiscal
  • Homem é preso por cultivar pés de maconha em Rodrigues Alves
  • Polícia Civil prende condenado por estupro de vulnerável em Marechal Thaumaturgo
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
sexta-feira, abril 10
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»COTIDIANO

Catedral de Nossa Senhora da Glória recebe iluminação em alusão ao Novembro Azul

Por Redação Juruá em Tempo.5 de novembro de 20212 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

A prefeitura de Cruzeiro do Sul por meio da secretaria municipal de saúde e coordenação de saúde do homem estará intensificando atividades com o objetivo de conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e o diagnóstico precoce do Câncer de Próstata.

Nesta quinta, 5, houve a tradicional troca de luzes da Catedral Nossa Senhora da Glória para o Azul da campanha.

O câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre a população masculina, representando 29% dos diagnósticos da doença no país. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam para 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022.

A prevenção depende em grande média, de vencer o preconceito existente entre a maioria dos homens em relação ao exame. Hoje, a preferência tem sido solicitar inicialmente o PSA, através do sangue, e somente depois, o exame de toque, quando o primeiro exame indicar necessidade.

“Em Cruzeiro do Sul, o procedimento adotado é de solicitar primeiramente o exame PSA, de sangue, e somente caso seja identificada uma alteração, é solicitado o exame de toque”, explica Genilson Araújo, coordenador do programa de saúde do homem em Cruzeiro do Sul.

Contudo, o mais importante é a prevenção. Preconceitos de qualquer natureza não devem ser maiores do que o cuidado em preservar a própria saúde.
“A ideia de trazer as artes marciais é também uma forma de combater o preconceito que existe entre nós mesmos, entre os homens”, explica.

Ao longo do mês serão intensificados os agendamentos de exames na unidade de referência, a UBS da 25 de Agosto que irá atender até depois das 18 horas, como forma de facilitar o acesso dos homens que trabalham em horário comercial.
Também estão previstas palestras educativas em empresas privadas e órgãos públicos.

Por:
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.