Ícone do site O Juruá Em Tempo

Catedral de Nossa Senhora da Glória recebe iluminação em alusão ao Novembro Azul

A prefeitura de Cruzeiro do Sul por meio da secretaria municipal de saúde e coordenação de saúde do homem estará intensificando atividades com o objetivo de conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e o diagnóstico precoce do Câncer de Próstata.

Nesta quinta, 5, houve a tradicional troca de luzes da Catedral Nossa Senhora da Glória para o Azul da campanha.

O câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre a população masculina, representando 29% dos diagnósticos da doença no país. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam para 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022.

A prevenção depende em grande média, de vencer o preconceito existente entre a maioria dos homens em relação ao exame. Hoje, a preferência tem sido solicitar inicialmente o PSA, através do sangue, e somente depois, o exame de toque, quando o primeiro exame indicar necessidade.

“Em Cruzeiro do Sul, o procedimento adotado é de solicitar primeiramente o exame PSA, de sangue, e somente caso seja identificada uma alteração, é solicitado o exame de toque”, explica Genilson Araújo, coordenador do programa de saúde do homem em Cruzeiro do Sul.

Contudo, o mais importante é a prevenção. Preconceitos de qualquer natureza não devem ser maiores do que o cuidado em preservar a própria saúde.
“A ideia de trazer as artes marciais é também uma forma de combater o preconceito que existe entre nós mesmos, entre os homens”, explica.

Ao longo do mês serão intensificados os agendamentos de exames na unidade de referência, a UBS da 25 de Agosto que irá atender até depois das 18 horas, como forma de facilitar o acesso dos homens que trabalham em horário comercial.
Também estão previstas palestras educativas em empresas privadas e órgãos públicos.

Sair da versão mobile