22.9 C
Juruá
sexta-feira, março 29, 2024

Comitiva de vereadores do Jordão vai até Marechal Thaumaturgo para conhecer técnicas de construção de açudes manuais

Por

- Publicidade -

Uma comitiva de vereadores, liderada pelo presidente da Câmara do Jordão, Eudes Mendes, e os vereadores Marcelo Mendonça e Guedes Oliveira, estiveram em Marechal Thaumaturgo para conhecer as técnicas de construção de açudes manuais e açudagem, com o intuito de levar esse método para as áreas ribeirinhas e rurais do Jordão.

“Hoje, não só no Jordão como nos demais municípios, se o poder público não cuidar da agricultura e for pra cima, as coisas podem piorar muito mais. Esses açudes vão ajudar muito a população ribeirinha e indígena”, disse o presidente Mendes.

Os vereadores foram recebidos pelo secretário municipal de agricultura, João Luciano, que mostrou todas as técnicas, falou dos custos estimados, tempo de construção, ferramentas e processos metodológicos, como avaliação do volume escoado, cálculo de vazão no sangradouro, dimensionamento, manutenção do açude e as formas de ampliação e reforma, para a garantia de uma água sadia para a criação de animais aquáticos.

Os políticos visitaram, ainda, a Fazenda Vai-quem-quer do senhor Jê Humberto, agricultor e produtor thaumaturguense. Atualmente, a fazenda escoa mais de uma tonelada de peixes por ano, por isso participou das apresentações dos métodos de construção de açudes manuais aos parlamentares jordãoenses.

“Esta agenda já estava marcada há um tempo, e foi possível concretizar agora, viemos buscar essas técnicas e métodos, para levar para as áreas ribeirinhas e a zona rural de Jordão. Estou super animado, vou conversar com o prefeito Naudo Ribeiro e o secretário de agricultura de Jordão, para implementarmos isto em nosso município e beneficiar a nossa gente. Em conversa com o Jê da fazenda vai-quem-quer vimos o quanto, isto é rentável e possibilita, da geração de emprego e renda, e como o método facilita o trabalho, visto que nem em todos os locais podemos usar máquinas pesadas para a abertura de açudes” destacou Eudes Mendes.

Para os vereadores Guedes Oliveira e Marcelo Mendonça, as técnicas parecem simples, porém devem ser realizadas de forma minuciosa e correta, para evitar qualquer tipo de prejuízo. “Queremos agradecer o secretário João Luciano e o Jê Humberto pela apresentação, visitas as fazendas e comunidades que já possuem os açudes manuais, foi uma troca de experiência incrível, que esperamos levar para Jordão o mais breve possível” pontuaram.

Eudes Mendes disse ter ficado muito feliz e impressionado com as técnicas que lhe foram apresentadas. “Eu vi nove açudes manuais e o dono me falou que hoje ele consegue viver disso, eu só tenho a parabenizar a todos. Fomos muito bem cuidados, eu agradeço”, disse.

Ao fim da visita, o presidente, fez um convite ao secretário João Luciano e o proprietário da Fazenda Vai-quem-quer para visitar o de Jordão e contribuir na construção dos primeiros açudes, repassando o know-how para as equipes da Prefeitura local e as comunidades do município.

- Publicidade -
Copiar