23 C
Juruá
sexta-feira, abril 26, 2024

Cruzeirenses se preparam para o Enem 2021 neste próximo final de semana: “Me sinto preparada para realizar a prova”

Por

- Publicidade -

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Em 2009, o exame aperfeiçoou sua metodologia e passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior. Desde 2020, o participante pode escolher entre fazer o exame impresso ou o Enem Digital, com provas aplicadas em computadores, em locais de prova definidos pelo Inep.

As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Elas também são aceitas em mais de 50 instituições de educação superior portuguesas. Além disso, os participantes do Enem podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados do Enem possibilitam, ainda, o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.

Neste domingo (21), os alunos de todo o Brasil farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Muitos jovens cruzeirenses também prestarão a prova, e a maioria diz estar muito ansioso.

Marta da Silva farias, de 19 anos, já faz faculdade de física licenciatura, e fará bacharel, em Rio Branco. E apesar de amar o seu curso, irá prestar o Enem novamente “Eu quero tentar uma bolsa para investigação forense, uma área que eu admiro muito”, disse.

A estudante falou das dificuldades de estudar para a prova durante a pandemia “Nessa pandemia a gente não conseguiu adquirir tanto conhecimento quanto obtém nas aulas presenciais, acabamos perdendo algumas aulas por conta do sinal de Cruzeiro do Sul e realmente não conseguimos abstrair todo o conhecimento nas aulas online”, disse.

Thayny Freire, tem 18 anos e é estudante do 3° ano da Escola Craveiro Costa, e diz se sentir preparada para fazer a prova “Eu me sinto preparada para fazer o Enem, não como eu queria, mas estou confiante”, explicou.

- Publicidade -
Copiar