23.8 C
Juruá
sexta-feira, abril 19, 2024

Dia da Consciência Negra: cruzeirense relata racismo: “Em pleno século XXI ainda somos obrigados a viver com preconceito”

Por

- Publicidade -

No Brasil, o Dia Nacional da Consciência Negra, é celebrado neste sábado, 20 de novembro. A data é como um tributo à morte de Zumbi do Palmares, em 1695, um doas maiores líderes negros do país que lutou pela liberdade do povo contra o sistema escravista. A data ganhou visibilidade pela primeira vez em 1971, quando um grupo realizou um ato evocativo à resistência negra na noite do dia 20 de novembro no clube Marcílio Dias, em Porto Alegre. O evento valorizava “o herói Zumbi dos Palmares”.

Em 2003, o Senado aprovou o Dia da Consciência Negra entrou no calendário escolar a partir da sanção da Lei 10.693, de 2003, que o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas. Oito anos depois, a então presidente Dilma Rousseff oficializou a data como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

Apesar da luta árdua, muitas pessoas negras ainda sofrem racismo por conta da cor da sua pele. Assim, a equipe do O Juruá em Tempo, conversou com o cruzeirense Juan Carlos de Moura de 21 anos, que relata que já ter sofrido racismo no seu ambiente de trabalho.

Ele conta que trabalhava em um laboratório recepcionando os pacientes. “Um paciente branco chegou. Ele veio com aquele olhar de enojamento e preconceito mesmo, ele não deu a mínima atenção pra mim, e isso na frente de vários outros clientes. E eu estava tentando ajuda ele da melhor maneira possível. A mulher dele como ele estava sendo rude comigo e começou a me dá atenção. Ele fica sempre me olhando com olhar de abominação, isso me deixou muito chocado e abalado. Em pleno século XXI ainda somos obrigados a viver com esse preconceito”, relatou.

Juan Carlos falou ainda da importância que o Dia da Consciência Negra tem para ele “É muito importante pelo fato da nossa resistência, para ter uma sociedade igualitária e mais digna para os negros, sem diferenciações. É muito importante que a gente ainda continue nessa luta”, disse.

Nenhuma descrição de foto disponível.

- Publicidade -
Copiar