23.4 C
Juruá
quinta-feira, abril 25, 2024

Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul realiza programação especial no mês de novembro para doadores de sangue

Por

- Publicidade -

No dia 25 de novembro, comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data tem como objetivo agradecer aos doadores de sangue pela ação de doar e busca sensibilizar a população para a importância da doação.

O mês de novembro foi escolhido por preceder um período de estoques baixos nos bancos de sangue. A proximidade das férias, de datas comemorativas de fim de ano, carnaval e outros períodos de feriados prolongados torna esse dia especialmente importante para promover o ato solidário e regular da doação de sangue, independente de se conhecer ou não pacientes que necessitam de transfusão.

O hemonúcleo de Cruzeiro do Sul, interior do Acre, está com uma programação no mês de novembro, voltada aos doadores de sangue. O cronograma inicia no dia 22 e vai até o dia 26 de novembro. A abertura contará com a presença do Bispo Dom Flavio e do pastor da Adsul. Durante os demais dias, terá entregada de prêmios, algumas brincadeiras para os doadores.

A gerente administrativa do Núcleo de Hemoterapia e Hematologia do Município de Cruzeiro do Sul, Samma Maryssa, ressalta que esta programação é para que os doadores venham realizar a doação.

“O objetivo desta programação é nos preparar para as festividades de final de ano, para que não fiquemos sem sangue no hemonúcleo, caso aconteça algo de mais grave. Então nos programamos desde já”, disse Samma.

Pré-requisitos para ser doador de sangue:
– Levar documento de identidade com foto e órgão expedidor;
– Estar em boas condições de saúde;
– Ter entre 18 e 69 anos de idade
– Idade até 60 anos, se for a primeira doação;
– Intervalo entre doações de sangue de 90 dias para mulheres e 60 dias para homens;
– Pesar mais do que 50 kg;
– Não estar em jejum;
– Após o almoço ou jantar, aguardar pelo menos 3 horas;
– Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

- Publicidade -
Copiar