Nesta segunda-feira (29), um homem de 47 anos foi preso após furtar diversos equipamentos de iluminação pública (pontos de LED), em vias públicas de Rio Branco. As investigações tiveram início depois de uma denúncia do Departamento de Iluminação Pública da prefeitura relatando que um grupo criminoso estava atuando no furto de pontos de LED, principalmente no Segundo Distrito.
Várias diligências depois, a equipe de investigação da 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil, identificou o local em que os equipamentos furtados estavam sendo guardados, ocasião em que se direcionaram até o endereço e lograram êxito em recuperar diversos objetos furtados e prender em flagrante o investigado.
O delegado responsável pelas investigações, Lucas Pereira disse que após a denúncia, foram feitas investigações e o matéria, avaliado em R $120 mil, foi apreendido na casa do suspeito.
“O modus operandi dessa quadrilha era ir nas ruas menos movimentadas, identificava um LED que era fácil subtrair. Se aparecesse algum popular e os questionassem, eles alegavam que eram funcionário da prefeitura e estavam retirando esse ponto de LED”, conta.
O suspeito foi encaminhado à Delegacia de Flagrantes e foram recuperadas 108 luminárias de LED e 59 suportes metálicos, entre outros bens, totalizando um valor aproximado de R$ 120 mil em materiais. O acusado deve responder pelo crime de receptação qualificada e majorada, no qual a pena se estende a até 16 anos de reclusão.
O delegado Samuel Mendes ressaltou que as investigações continuam e não descarta a atuação de uma quadrilha. “Pode ser até uma organização criminosa que esteja atuando de forma específica nesse tipo de crime”, finaliza.

