26.1 C
Juruá
quinta-feira, março 28, 2024

Lira garante que Guedes será ouvido na Câmara nesta 4ª: “Ele virá”

Por

- Publicidade -

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), confirmou que o ministro da Economia, Paulo Guedes, comparecerá, nesta quarta-feira (10/11), às Comissões de Fiscalização Financeira e Controle; e de Trabalho, Administração e Serviço Público para prestar esclarecimentos sobre a offshore milionária que mantém em paraíso fiscal.

O deputado alagoano reiterou que “todo ministro tem obrigação de prestar contas” à Casa. A previsão é de que, após as comissões ouvirem Guedes, o ministro compareça ao plenário da Câmara para se explicar.

“A Câmara tem todo direito de ouvir ministros e todo ministro tem o dever de prestar esclarecimentos a esta Casa”, completou Lira.

Guedes também deverá ser provocado sobre assuntos econômicos na pauta do Executivo, como o Auxílio Brasil – novo programa social do governo federal e que busca espaço no orçamento para sair do papel.

Offshore

A offshore que Guedes mantém nas Ilhas Virgens Britânicas, a Dreadnought International, revelada nesse domingo (3/10) pelo Pandora Papers, continha US$ 9,55 milhões em 24 de setembro de 2014.

O artigo 5º do Código de Conduta da Alta Administração Federal, instituído em 2000, proíbe funcionários do alto escalão de manter aplicações financeiras, no Brasil ou no exterior, passíveis de ser afetadas por políticas governamentais.

A proibição não se refere a toda e qualquer política oficial, mas àquelas sobre as quais “a autoridade pública tenha informações privilegiadas, em razão do cargo ou função”, caso de Guedes e Campos Neto.

- Publicidade -
Copiar