23.8 C
Juruá
sexta-feira, abril 19, 2024

Lula diz que tem que voltar ao poder para que “o povo possa comer 3 vezes ao dia”

Por

- Publicidade -

De passagem pela Europa, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que precisa retornar ao poder para “que o povo como 3 vezes por dia“. Vindo de Berlim, Bruxelas e Paris, Lula passou por Madri, onde concedeu uma entrevista ao El País.

Segundo o petista, a sua motivação vem da situação em que o país se encontra hoje: desemprego, inflação e volta da fome. “O Brasil está quebrado“, falou.

Publicidade

Apesar do clima de campanha e da declarada vontade de voltar a governar, Lula ainda não confirmou a sua candidatura para as eleições presidenciais de 2022. Segundo ele, isso “não depende de uma vontade pessoal“. É necessário fazer alianças para não apenas ganhar as eleições, mas conseguir governar.

Não posso voltar para fracassar. Tenho que voltar para fazer o Brasil recuperar o seu prestígio internacional, e que o povo possa comer 3 vezes ao dia.

Para Lula, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) venceu a eleição em um momento de “anomalia na política mundial“, com a chegada de Donald Trump aos Estados Unidos e o crescimento do partido de extrema-direita Vox, na Espanha.

Aconteceu no mundo todo. A mentira prevalece sobre a verdade“, afirmou. “Bolsonaro é mentiroso, não entende a economia, não entende os problemas sociais.

Para a recuperação do país no pós-pandemia, o político disse que, se necessário, o Estado “tem que colocar o dinheiro para que a economia cresça“. Ele citou o fundo de € 760 bilhões liberado pela UE (União Europeia) e o pacote social de US$ 1,75 trilhão do presidente norte-americano, Joe Biden.

Sobre a pré-candidatura do ex-juiz Sergio Moro (Podemos) ao Planalto, Lula disse não se preocupar: “ele que precisa ficar preocupado“. “Sem a proteção da toga de juiz e sem a proteção do Código Penal, será candidato como eu, como cidadão comum. E, nesse caso, é muito mais fácil [vencer Moro]”, concluiu.

  • Fonte: MSN.
- Publicidade -
Copiar