23.2 C
Juruá
sábado, abril 20, 2024

Marechal Thaumaturgo dá início a reuniões preparatórias do 1° Fórum Comunitário do SELO UNICEF / edição 2021-2024 no estado do Acre

Por

- Publicidade -

O município de Marechal Thaumaturgo, na gestão do Prefeito Isaac Piyãko e vice Valdélio Furtado, novamente aderiu ao Programa Global de maior estratégia de proteção e garantia e de direitos de crianças e adolescente do Brasil – Programa SELO UNICEF // EDIÇÃO 2021-2024.

O programa terá início no próximo dia 29 de novembro, no Centro do Idoso Adalberto Etelvino Fernandes, as 7h30min da manhã; com o PRIMEIRO FÓRUM COMUNITÁRIO DO PROGRAMA SELO UNICEF 2021/2024. O tema escolhido foi “Construindo a cidade que sonhamos para nossas crianças e adolescentes”. O referido evento terá a presença de representantes do Fundo das Nações Unidas Para Infância – UNICEF, vindo de Manaus e Brasília, dentre as quais a Oficial de Comunicação da UNICEF do Território Amazônico Elizabeth Cavalcante e a Oficial de Juventude do Brasil, Rayanne França.

O prefeito Isaac Piyãko e o vice Valdélio Furtado, juntamente com o CMDCA e Comissão Intersetorial do Programa Selo UNICEF em Marechal Thaumaturgo, convida toda a população Thaumaturguense a prestigiar o momento – em especial os órgãos que compõe a rede de proteção, secretários municipais, vereadores, profissionais da educação, saúde e assistência social, autoridades policiais, povos indígenas, conselheiros de direitos e Tutelares, instituições religiosas, organizações juvenis, associações, sindicatos, lideranças comunitárias, comerciantes, comunicadores, artistas, famílias, jovens, adolescentes e crianças.

O evento é considerado um marco de novos tempos, de consolidação e implementação de políticas públicas focadas especialmente ao público que, anteriormente, ignorados agora estão no centro da agenda da administração municipal.

Os Fóruns Comunitários do Programa Selo UNICEF são momentos de planejamento participativo, troca de informações e diálogo entre diversos membros da comunidade sobre políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. A sua realização é de caráter obrigatório para a certificação no Selo UNICEF.

Vale ressaltar que o objetivo principal do primeiro Fórum é apresentar e validar um diagnóstico da situação da infância do município e aprovar o Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes, além do o Plano de Participação Cidadã de Adolescentes. Esses documentos serão de suma importância para guiar o município em sua caminhada para melhorar a vida de crianças e adolescentes e receber o Selo.

No município de Marechal Thaumaturgo, as propostas do Plano já estão sendo debatidas e elaboradas pelas secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, nas prioridades da gestão municipal e nos resultados sistêmicos propostos pelo UNICEF. Na culminação do fórum, o Plano será analisado, debatido, ajustado e aprovado pelos participantes.

- Publicidade -
Copiar