27 C
Juruá
sexta-feira, abril 19, 2024

Médico de Cruzeiro do Sul faz alerta sobre surto de “Cocksackie Vírus” em crianças

Por

- Publicidade -

O médico pediatra Rodney Brito, utilizou suas redes sociais para alertas os pais cruzeirenses sobre um surto de Cocksackie Vírus, também conhecida como Síndrome mão-pé-boca.

“Estamos enfrentando um novo surto de Cocksackie Vírus. Infelizmente não consigo atender todas as crianças acometidas no momento por isso faço esse alerta”, escreveu.

A Síndrome mão-pé-boca é muito comum em bebês e crianças pequenas, principalmente menores de 5 anos. Ela é conhecida popularmente por esse nome por apresentar um quadro de febre, feridas dolorosas na boca e erupção nas mãos e nos pés.

O vírus que a transmite mais comumente é o Cocksackie. A transmissão acontece através do contato com secreções como saliva ou através das fezes, ou seja, é extremamente contagiosa. É uma doença em sua maioria benigna, com recuperação de uma a duas semanas. A melhor forma de prevenção são os cuidados básicos de higiene, como lavar bem as mãos.

Ainda em sua publicação, o médico discorre sobre como pode ser feito o tratamento na criança, através de estímulo à ingestão hídrica, analgésicos, anti-inflamatórios e antialérgicos.

“Atenção para complicações como meningite ou encefalite, miocardite, paralisia aguda e pancreatite”, alertou.

- Publicidade -
Copiar