23 C
Juruá
sexta-feira, abril 26, 2024

No Acre, em apenas 1 mês cerca de 117 idosos são libertados de exploração econômica e situação de maus tratos domésticos

Por

- Publicidade -

A Polícia Civil divulgou nesta quinta-feira (18), que em apenas um mês 117 idosos foram libertados da situação de maus-tratos domésticos, cárcere privado, exploração econômica e endividamento financeiro praticados por familiares ou seus cuidadosos, no estado do Acre.

Nesta quinta, a Polícia Civil realizou a operação Veto 2, em Rio Branco e outros sete municípios do estado. Os idosos foram resgatadas por ordem judicial e encaminhadas para ambientes saudáveis na casa de outros parentes ou entregues a entidades especializadas longe do domínio de seus tutores anteriores.

“São filhos e até netos que detinham a tutela do idoso e acabavam se apossando do cartão bancário deles, ficando com o dinheiro da aposentadoria das vítimas, contraíam dívidas com empréstimos bancários em nome dos idosos e, ainda, deixavam eles passar fome, dormir em condições precárias”, disse o delegado Thiago Fernandes, da Delegacia Especial de Atendimento ao Idoso.

Segundo a lei dos artigos 99 e 104 da lei 10741/03 (estatuto do idoso); Expor a perigo a integridade e a saúde, física ou psíquica, do idoso, submetendo-o a condições desumanas ou degradantes ou privando-o de alimentos e cuidados indispensáveis, quando obrigado a fazê-lo, ou sujeitando-o a trabalho excessivo ou inadequado: Pena – detenção de 2 (dois) meses a 1 (um) ano e multa.

- Publicidade -
Copiar