24.1 C
Juruá
sexta-feira, abril 19, 2024

Novembro Azul: 17 homens morreram de câncer de próstata em 2021 no Acre

Por

- Publicidade -

No decorrer do ano de 2021, o estado do Acre registrou 17 mortes decorrentes do câncer de próstata, segundo dados do Núcleo de Prevenção de Doenças Crônicas da Secretaria Estadual de Saúde. Houve uma redução em relação ao ano passado que foram 30 óbitos pela doença.

O mês de novembro é dedicado especialmente a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata do homem, com uma campanha chamada “Novembro Azul”.

Ao todo, de janeira a novembro deste ano, foram 12 homens diagnosticados com o câncer de próstata. O número de diagnósticos chegou a 30, no ano passado. Do total de óbitos registrados este ano, sete foram na capital Rio Branco e quatro na cidade de Sena Madureira. Os outros seis casos estão divididos entre as demais cidades.

O diagnóstico precoce pode garantir a cura do câncer de próstata. O Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Urologia recomendam que homens a partir dos 45 anos, com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, procurem um médico urologista para realizar exames anualmente.

Em Cruzeiro do Sul, o paciente que deseja realizar o exame, basta procurar qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS), e agendar o dia e horário. O atendimento é gratuito.

- Publicidade -
Copiar