25.6 C
Juruá
terça-feira, abril 23, 2024

Polícia cumpre 28 mandatos em 2° fase de operação contra grupo que promovia facções nas redes sociais no Acre

Por

- Publicidade -

Nesta terça-feira (09), o Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em parceria com a Polícia Militar do Acre, cumpriram 28 mandados judiciais de prisão e de busca e apreensão na 2º fase da Operação Open Source, em três cidades do estado.

O objetivo da ação é prender integrantes de uma organização criminosa que atua nacionalmente, de origem no Rio de Janeiro. Os mandados estão sendo cumpridos em Rio Branco, Porto Acre e Santa Rosa do Purus. Além de promotores de Justiça, estão mobilizados 100 policiais militares.

Foram três meses de investigação para que a Gaeco e a polícia conseguissem cruzar captados em fontes abertas, como redes sociais e publicações realizadas pelos próprios investigados com outros elementos de prova.

Segundo o Ministério Público do Acre (MP-AC), nas referidas publicações, os criminosos faziam promoção da organização criminosa. Além das prisões e buscas, o Juízo da Vara de Delitos de Organização Criminosa determinou a preservação dos perfis e postagens realizadas pelos investigados nas redes sociais.

A mesma metodologia foi usada na 1ª fase da operação, deflagrada em maio de 2021, que resultou na prisão 28 integrantes da mesma organização criminosa. Na época, o Gaeco e a PM-AC cumpriram 47 mandados judiciais.

Mandados são cumpridos em Rio Branco, Porto Acre e Santa Rosa do Purus — Foto: Arquivo/Gaeco

- Publicidade -
Copiar