32.2 C
Juruá
quinta-feira, abril 18, 2024

Seca do rio Juruá dificulta o transporte de cargas e alimentos para municípios ribeirinhos do Acre

Por

- Publicidade -

A seca do Rio Juruá, tem afetado o transporte de cargas e alimentos para as cidades de Porto Walter (AC), Marechal Thaumaturgo (AC) e Ipixuna (AM). Durante esta época do ano é fácil observar bancos de areia ao longo do rio, o que dificulta a navegação de balsas e grandes embarcações.

Os comandantes das embarcações, informaram a nossa equipe, que, quando o rio está cheio, o trajeto para o município de Marechal Thaumaturgo saindo de Cruzeiro do Sul (AC), é feito em quatro dias. Com a seca do rio, este mesmo trajeto é feito em oito dias.

O comandante de uma embarcação que faz o trajeto de Cruzeiro do Sul para Marechal Thaumaturgo, Francisco das Chagas, conhecido como Loiro, disse que está época do ano o rio fica difícil de navegar, o que dificulta o transporte de alimentos e derivados para os municípios ribeirinhos.

“O rio está muito ruim para navegar, tem muita árvore e bancos de areia. Quando o rio está cheio, são três dias subindo e um baixando, com o rio nessas condições que está, são 8 dias, para ir e voltar de Marechal. Nos últimos 3 dias o rio secou demais”, disse Loiro.

Por causa disso, muitos produtos chegam a faltar nas cidades como verduras, frutas e frios.

O comandante José Claudio, que faz o trajeto para o município amazonense de Ipixuna, informou que por conta da seca do rio, teve que subir R$ 0,30 no quilo do transporte da mercadoria. “De uns 20 dias para cá a situação não está boa não. O rio baixou demais e já começou a aparecer uns bancos de areia. Para chegar em Ipixuna, estamos gastando em média uns 3 dias. Por conta da seca do rio, tivemos que subir R$ 0,30 no quilo da mercadoria”, finalizou.

- Publicidade -
Copiar