24.1 C
Juruá
quinta-feira, março 28, 2024

Acre investe mais de R$ 8 milhões na aquisição de veículos, materiais e equipamentos para a segurança

Por

- Publicidade -

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), entregou nesta quarta-feira, 29, mais de R$ 8 milhões em veículos, materiais e equipamentos destinados às instituições que integram as forças policiais. O reforço é fruto de recursos próprios, além de convênios com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), por meio do Ministério da Justiça e também do Fundo Estadual de Segurança Pública (Fundeseg).

A cerimônia de entrega se deu nas dependências do Centro Integrado de Ensino e Pesquisa (Cieps) e contou com a presença do governador Gladson Cameli. Também participaram do evento, o secretário da pasta, Paulo Cézar Rocha dos Santos, além de representantes e titulares de cada instituição policial beneficiada com a entrega dos investimentos, secretários de Estado, diretores e deputados estaduais.

Cerimônia de entrega se deu nas dependências do Centro Integrado de Ensino e Pesquisa (Cieps) e contou com a presença do governador Gladson Cameli. Foto: Diego Gurgel/Secom.

“São mais veículos, mais equipamentos e materiais que deverão melhorar o trabalho de cada um dos nossos agentes da segurança, melhora essa que deve refletir diretamente na vida das pessoas que vivem no Acre e que precisam de segurança. Agradeço a equipe de governo, a parceria com o governo federal e deputados de estado pelo apoio, sem vocês, nada disso seria possível”, declarou o governador Gladson Cameli.

Entre os itens, estão 45 veículos modelo L200 Triton com locação garantida de 1 ano, equipamentos como reguladores de pressão, conjunto de detectores para avaliação de junções não lineares e respiradores de incêndio. Também 176 armas destinadas pela Força Nacional, 160 unidades de espingarda calibre 12, coletes e capacetes balísticos, drones, televisores, equipamentos para atuação no programa Vigia, entre outros.

Entre os itens estão 176 armas destinadas pela Força Nacional e 160 unidades de espingarda calibre 12 Foto: Diego Gurgel/Secom.

Entre os beneficiários estão a Polícia Militar (PMAC), Corpo de Bombeiros (CBMAC), Polícia Civil (PCAC), Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Instituto Sócio Educativo (ISE) e Departamento de Trânsito do Acre (Detran).

“Esses e outros investimentos feitos pelo governo do Estado, aliado ao esforço dos nossos profissionais, garantem eficiência nas ações da Segurança Pública e refletem significativamente para a redução dos índices de violência. Liberdade e segurança caminham juntas e todos esses investimentos garantem a melhoria na qualidade dos serviços prestados aos acreanos”, disse Paulo Cézar Rocha dos Santos, secretário de Segurança.

Secretário de Segurança, Paulo Cézar dos Santos, disse que garantem eficiência nas ações da Segurança Pública Foto: Diego Gurgel/Secom.

Promulgação Lei Orgânica da Polícia Penal

A lei orgânica que regulamenta a atuação da Polícia Penal do Acre foi promulgada durante a realização do evento. Com o órgão integrante do sistema de segurança pública brasileiro, a Polícia Penal do Acre, fica subordinada ao governador do Estado. A lei institui as atribuições, competências, prerrogativas e demais disposições da carreira do policial penal.

Lei orgânica que regulamenta a atuação da Polícia Penal do Acre foi promulgada durante a realização do evento. Foto: Diego Gurgel/Secom.

Carreata

Após a cerimônia, o governador Gladson Cameli, participou de uma verdadeira carreata, não só com os novos veículos adquiridos para a segurança pública, mas também com ônibus de transporte escolar e do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf). O comboio passou pelos bairros, Floresta, João Eduardo, Baixada da Sobral, Preventório, Centro, Estação Experimental entre outros.

- Publicidade -
Copiar