Ícone do site O Juruá Em Tempo

Barroso apresenta novos modelos de urnas para eleições de 2022

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Roberto Barroso, apresentou na manhã desta 2ª feira (13.dez.2021) o novo modelo de urna eletrônica que será produzido para as eleições de 2022. O ministro esteve em Manaus (AM) para visitar a fábrica das placas-mãe dos equipamentos produzidos pela Boreo Indústria de Componentes, subsidiária da Positivo Tecnologia.

O Grupo Positivo venceu a licitação aberta em 2020 para a produção de 225 mil urnas de um total de 577 mil que serão usadas nas próximas eleições. Não houve certame neste ano. O modelo a ser produzido é o UE2020.

Eis as principais novidades:

Após a visita à fábrica, Barroso falou com a imprensa por cerca de XX minutos. Ressaltou a segurança das urnas e minimizou os ataques ao sistema eleitoral, afirmando que tem “insistindo” que os partidos compareçam aos testes de segurança e fiscalizações do processo eleitoral.

Não temos controle sobre o imaginário das pessoas. Tem gente que acha que o homem não chegou à lua”, disse Barroso. “Os críticos mais ferrenhos já diminuíram o tom na crítica”.

Barroso também afirmou que ataques cibernéticos se tornou um “problema relevante” nos últimos anos, mas que o TSE trabalha para evitar fraudes no sistema eleitoral.

Isso se tornou um problema relevante nos últimos 2 ou 3 anos. Ataques cibernéticos são fenômenos recentes. O mundo todo está se preparando para esse fenômeno”, disse o ministro. “Tudo é vulnerável no mundo em rede. O que fizemos foi tirar a urna da rede. Não tem como atacar a urna”.

Sair da versão mobile