23 C
Juruá
quinta-feira, abril 25, 2024

Chuvas intensas no Acre podem fazer rios se aproximarem da cota de alerta ainda em dezembro

Por

- Publicidade -

Por conta das chuvas intensas que vem acontecendo em Rio Branco, causando um aumento de 22 milímetros só nas últimas 24 horas, a preocupação com o nível do Rio Acre, é inevitável. Conforme dados da Defesa Civil Municipal, que monitora o rio duas vezes ao dia, o manancial que corta a capital já marca 10,95 metros na manhã desta quarta-feira (22).

Porém, segundo informações do portal O Tempo Aqui, do meteorologista Davi Friale, mesmo com o volume de chuvas que Rio Branco vem registrando, a possibilidade de haver enchentes ainda em dezembro é baixa.

A tendência é que o rio Acre possa registrar até o último dia do ano, 13 metros, isso se as chuvas não cessarem. Vale ressaltar que a cota de alerta é de 13,50 metros e a de transbordamento, 14 metros.

“As intensas chuvas dos últimos dias e as que ainda ocorrerão até quinta-feira farão o nível dos principais rios do Acre subir muito, podendo até se aproximar da cota de alerta em algumas cidades”, diz Friale.

Sobre os mananciais dos municípios do interior, o portal diz que apenas o rio Tarauacá corre risco de transbordar, mas sem grandes consequências. A tendência é que o rio local suba até 9,50 metros, que por sua vez, é a cota de transbordamento.

A Defesa Civil da capital já trabalha com planos de contenção para uma possível enchente que venha a ocorrer em 2022. Segundo o major Cláudio Falcão, já choveu mais que o previsto para o mês inteiro. Logo no último dia 15, a média esperada, que era de 260 milímetros, foi ultrapassada com, pelo menos, 100 milímetros a mais.

“Com o que planejamos, 70% das inundações ocorrem em fevereiro. Para esse mês que é crítico nós estaremos preparados com plano de contingencia pronto para atender as possíveis famílias atingidas”, disse.

- Publicidade -
Copiar