25.1 C
Juruá
quinta-feira, abril 18, 2024

Com mais de 100 mil doses em estoque, Acre pede suspensão temporária do envio de doses da vacina Pfizer

Por

- Publicidade -

Com um estoque de mais de 100 mil doses da vacina Pfizer, a Saúde do Acre pediu ao Ministério da Saúde a suspensão temporária do envio de doses do imunizante para o estado por 15 dias. Após esse prazo, o estado volta a receber as doses.

Ao todo, pelo menos 12 estados, além do Distrito Federal, pediram suspensão do envio. Isso ocorre devido à baixa procura pela vacina.

No Acre, a porta-voz do governo, Mirla Miranda, disse que a procura caiu para aplicação da segunda dose.

“As vacinas da Pfizer perfazem o maior número de imunizantes que temos. Após a primeira dose, muitas pessoas pararam de procurar. Agora, principalmente nos municípios, o governo tem feito ação de ‘busca ativa’”, informou.

No Acre, o estoque chegou a 100 mil doses e não há mais espaço para guardar os imunizantes. Além de ter vacina o suficiente, outro argumento para o pedido é o curto prazo de validade do imunizante.

Mirla explicou ainda que para aumentar a cobertura de aplicação da vacina está sendo realizada uma busca ativa em pelo menos sete municípios do Acre – Porto Acre, Rio Branco, Brasileia, Xapuri, Rodrigues Alves e Tarauacá – , no período de 13 a 23 de dezembro e 6 a 19 de janeiro de 2022.

As ações de vacinação ocorrem em áreas com dificuldade em alcance das coberturas vacinais de Covid-19 e também oferta as vacinas de rotina. A previsão é que sejam atendidas 122 localidades.

  • Fonte: g1.
- Publicidade -
Copiar