22.1 C
Juruá
sexta-feira, abril 26, 2024

Detentos de quatro blocos fizeram motim no presídio de Cruzeiro do Sul; celas foram quebradas

Por

- Publicidade -

O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC) confirmou que detentos de quatro blocos da Unidade Manoel Neri em Cruzeiro do Sul inciaram um motim na manhã deste sábado (4) nos blocos 7,8,3 e 4.

O instituto não detalhou o que de fato aconteceu, mas informou que pelo menos seis celas foram quebradas e que os prejuízos ainda estão sendo avaliados. Segundo o Iapen, o motim começou às 8h e foi controlado às 9h.

O diretor da unidade, Elvis Barros dos Santos, diz que o motim começou após os presos saberem que não haveria visitas neste sábado.

“Começou a batedeira nas grades, gritos, mas fizemos o controle da situação, verbalizamos bastante e fizemos os procedimentos”, conta.

Ele disse ainda que o ato demorou pouco tempo e que as celas não foram muito quebradas. O diretor disse ainda que o motim foi contido pelo Grupo Penitenciário de Operações Especiais (Gpoe) e também por policiais militares, que foram acionados.

Um preso foi levado ao hospital depois de motim em presídio de Cruzeiro do Sul  — Foto: Iapen-AC

O banho de sol dos presos também está suspenso devido ao baixo efetivo. O diretor alega que não houve feridos graves e que apenas um preso foi levado ao hospital para fazer um curativo na perna.

“Estamos fazendo aquilo que é previsto, estamos tentando fazer com que a categoria entenda que precisamos voltar com as visitas, mas ainda estão seguindo o operacional padrão. Esperamos que o mais breve possível, vamos poder retornar com a visita e banho de sol e espero que nos próximos dias essa questão tenha se resolvido”, disse.

Pelo quarto dia seguido, os policiais penais mantêm o acampamento em frente à Assembleia Legislativa do Acre e as visitas nos presídios do estado seguem suspensas neste sábado (4). Os policiais se negam a tirar banco de horas, cumprindo apenas o plano operacional padrão (POP), o que afetou as visitas nas unidades prisionais, que seguem suspensas desde o dia 17 de novembro.

O Iapen informou que pretende voltar com as visitas em todas as unidades prisionais no domingo (5). Um cronograma está sendo montado e deve ser divulgado ainda neste sábado.

Na quarta-feira (1), a categoria foi recebida recebida em audiência pública na Assembleia Legislativa do Acre. Após assembleia geral, a Associação dos Servidores do Sistema Penitenciário do Acre (Asspen) emitiu uma nota dizendo que a categoria não aceitou a proposta sobre o enquadramento da carreira para o nível superior.

O presidente da Asspen, Éden Azevedo, disse que o governo pediu para que os policiais suspendessem o ato em frente à Aleac neste sábado e domingo (5) e voltassem para as negociações na segunda (6). Contudo, os servidores não aceitaram o acordo.

“Queriam que a gente saísse de lá no sábado e no domingo e voltasse na segunda. Falamos que se a lei fosse para a assembleia a gente saía, mas não foi, então continuamos”, resumiu.

  • Fonte: g1.
- Publicidade -
Copiar