Ícone do site O Juruá Em Tempo

Mais de 100 pessoas devem ser atendidas com diversos serviços no Projeto MP na Comunidade no interior do Acre

Mais de 100 pessoas devem ser atendidas com diversos serviços durante a 77ª edição do projeto MP na Comunidade, realizado pelo Ministério Público do Acre (MP-AC). Equipes do órgão e dos parceiros vão atender a população de Plácido de Castro, interior do Acre, nesta sexta-feira (3) e sábado (4).

Os atendimentos começam às 8h30 e se estendem até às 16h na Escola Municipal José Valmir. O horário pode ser estendido dependendo da demanda de atendimentos.

Essa é a primeira edição do projeto desde o início da pandemia. A coordenação da ação destacou que todos os protocolos de segurança serão respeitados para evitar a proliferação do novo coronavírus. Serão disponibilizados máscara e álcool em gel para os moradores.

A população também terá acesso à vacina contra a Covid-19, entre outras vacinas. Os atendimentos vão ocorrer da seguinte forma:

  • Sexta-feira (3): Serviços de emissão de RG, 1ª via gratuita e cobrança de taxa para emissão da 2ª via, mediação de conflitos com o Projeto Pacificar, fiscalização do Conselho Tutelar, assistência, cadastro e atualização do CadÚnico, atendimento psicossocial do Cras e Creas, palestra e roda de conversa sobre a Lei Maria da Penha, oficina de primeiros socorros e orientação sobre certificado de funcionalidade para comerciantes, orientação sobre solicitação de benefício e aposentadoria, oficina sobre prevenção de gravidez não planejada e na adolescência, exposição militar, orientação de trânsito, divulgação dos serviços do Programa Acre pela Vida, atendimento jurídico da Defensoria Pública Estadual, emissão da 1ª e 2ª via do CPF (necessário levar certidão de nascimento, título de eleitor e RG), emissão de 1ª e 2ª via do título de eleitor, doação de mudas;
  • Sábado (4): Vacinação, atendimento oftalmológico, consulta com clínico geral, PCCU, testes rápidos para HIV e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e atendimento a pessoas com diabetes e hipertensão.

A comunidade vai ter acesso também aos atendimentos do Centro de Atendimento à Vítima (CAV) e do Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial (Natera), com orientações jurídicas, recebimento de denúncias e mediação de conflitos durante os dois dias.

“Nossa expectativa é promover o acesso aos direitos fundamentais e garantir o acesso a serviços, cidadania. Também visamos, por meio de conjuntos de serviços especializados, garantir os direitos humanos para essas pessoas”, disse ao g1 a coordenadora do projeto, procuradora do MP-AC Gilcely Evangelista.

A procuradora acrescentou que será disponibilizado dois ônibus para levar e trazer moradores dos ramais da Rodovia AC-40, quilômetro 58, e da estrada AC-475, do quilômetro 20. Os veículos foram cedidos pela Secretaria de Educação Municipal.

“Estamos obedecendo às normas de saúde. As pessoas terão que fazer uso de máscara, haverá álcool em gel e quem estiver sem máscara nós vamos disponibilizar. Essas máscaras foram cedidas pela saúde do município. Devemos agradecer o apoio das parcerias municipais, sem elas isso não aconteceria”, concluiu.

Por G1 Acre

 

Sair da versão mobile