25.6 C
Juruá
terça-feira, abril 23, 2024

No dia que Rio Branco comemora 139 anos, estátua do Plácido de Castro recebe nova espada após furto

Por

- Publicidade -

Em comemoração ao aniversário de 139 anos da cidade de Rio Branco, a estátua do Coronel José Plácido de Castro ganhou uma nova espada. A ação cívica ocorreu nesta terça-feira (28), na Praça da Revolução e contou com a presença do prefeito Tião Bocalom.

Considerada um símbolo da Revolução Acreana, a estátua de bronze é um dos principais pontos turísticos da capital acreana. Construída em 1964, por Honório Peçanha, o monumento é localizado em frente à sede da Prefeitura Municipal de Rio Branco, no centro da cidade. A estátua havia sido furtado há algum tempo. A gestão são soube precisar quanto tempo a estátua ficou sem a espada, mas destaca que vai redobrar a segurança no local.

A atual gestão disse que a espada posta hoje é de ferro. A antiga era feita de cobre, um material mais caro, o que pode ter motivado o roubo.

“Isso tem um simbolismo grande, porque Plácido de Castro é um grande herói, é aquele que fez com que o Acre pudesse ser Brasil. Ajudou o povo acreano a transformar esse pedacinho de chão aqui em Brasil. A espada some, mas a gente espera em Deus que colocando essa espada no monumento, ela não saia mais daí, porque vamos colocar vigilância eletrônica na Seis de Agosto e na praça. Acredito que a gente vai ter isso sem acontecer os problemas que aconteceram. Agora é fundamental porque a simbologia é grande. Rio Branco tem 139 anos e tem muita coisa a ser feita ainda, as pessoas ainda esperam muito da nossa gestão e eu espero em Deus que ao final dos 3 anos vamos ter muita coisa boa para falar”, disse o prefeito da cidade, Tião Bocalom.

Estátua fica no Centro de Rio Branco  — Foto: Murilo Lima/Rede Amazônica Acre

O gestor diz ainda que o sistema de monitoramento – uma de suas promessas de campanha – deve ser iniciado ainda em março ou abril do ano que vem com a implantação de 250 a 300 câmeras em um projeto piloto.

“O sistema de segurança vamos montar na cidade inteira, mas a princípio é um projeto piloto que vamos fazer na Seis de Agosto. A prefeitura de Rio Branco colocando as câmeras e tudo sendo monitorado pelo centro de monitoramento da PM, do governo do estado. Esse sistema é usado nas cidades mais desenvolvidas do mundo, como Nova York, e até o final dos nossos três anos será toda monitorada. Nosso projeto é cobrir as 10 regionais, a prefeitura usando as câmeras usando o espaço da PM para dar tranquilidade para a população”, garante.

Durante a solenidade, um grupo levou cartazes contra a exigência do passaporte da vacina.

  • Fonte: g1.
- Publicidade -
Copiar