Ícone do site O Juruá Em Tempo

No dia que Rio Branco comemora 139 anos, estátua do Plácido de Castro recebe nova espada após furto

Em comemoração ao aniversário de 139 anos da cidade de Rio Branco, a estátua do Coronel José Plácido de Castro ganhou uma nova espada. A ação cívica ocorreu nesta terça-feira (28), na Praça da Revolução e contou com a presença do prefeito Tião Bocalom.

Considerada um símbolo da Revolução Acreana, a estátua de bronze é um dos principais pontos turísticos da capital acreana. Construída em 1964, por Honório Peçanha, o monumento é localizado em frente à sede da Prefeitura Municipal de Rio Branco, no centro da cidade. A estátua havia sido furtado há algum tempo. A gestão são soube precisar quanto tempo a estátua ficou sem a espada, mas destaca que vai redobrar a segurança no local.

A atual gestão disse que a espada posta hoje é de ferro. A antiga era feita de cobre, um material mais caro, o que pode ter motivado o roubo.

“Isso tem um simbolismo grande, porque Plácido de Castro é um grande herói, é aquele que fez com que o Acre pudesse ser Brasil. Ajudou o povo acreano a transformar esse pedacinho de chão aqui em Brasil. A espada some, mas a gente espera em Deus que colocando essa espada no monumento, ela não saia mais daí, porque vamos colocar vigilância eletrônica na Seis de Agosto e na praça. Acredito que a gente vai ter isso sem acontecer os problemas que aconteceram. Agora é fundamental porque a simbologia é grande. Rio Branco tem 139 anos e tem muita coisa a ser feita ainda, as pessoas ainda esperam muito da nossa gestão e eu espero em Deus que ao final dos 3 anos vamos ter muita coisa boa para falar”, disse o prefeito da cidade, Tião Bocalom.

O gestor diz ainda que o sistema de monitoramento – uma de suas promessas de campanha – deve ser iniciado ainda em março ou abril do ano que vem com a implantação de 250 a 300 câmeras em um projeto piloto.

“O sistema de segurança vamos montar na cidade inteira, mas a princípio é um projeto piloto que vamos fazer na Seis de Agosto. A prefeitura de Rio Branco colocando as câmeras e tudo sendo monitorado pelo centro de monitoramento da PM, do governo do estado. Esse sistema é usado nas cidades mais desenvolvidas do mundo, como Nova York, e até o final dos nossos três anos será toda monitorada. Nosso projeto é cobrir as 10 regionais, a prefeitura usando as câmeras usando o espaço da PM para dar tranquilidade para a população”, garante.

Durante a solenidade, um grupo levou cartazes contra a exigência do passaporte da vacina.

  • Fonte: g1.
Sair da versão mobile