Ícone do site O Juruá Em Tempo

Projeto que propõe musical com Papai Noel gay em Rio Branco pode ser barrado pela prefeitura

A Fundação de Cultura, Esporte e Lazer Garibaldi Brasil (FGB) aprovou um projeto que propõe uma apresentação musical voltado para o público LGBTQIAP+ durante as festas de Natal em Rio Branco. O musical deve ser feito com um Papai Noel Gay e, desde a aprovação, tem gerado polêmica. Porém, vale destacar que o musical já ocorre em Rio Branco há pelo menos 12 anos.

Os debates sobre a iniciativa se intensificaram mais após entrevistas do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, afirmando que o projeto não seria aprovado. Por conta disso, o Conselho Estadual de Combate à Discriminação LGBT do Acre divulgou uma nota criticando o posicionamento do gestor.

“De nenhuma maneira, a apresentação incita crianças, jovens, adultos e idosos a estarem se transformando em homossexuais ou buscando atingir esse objetivo”, diz parte do comunicado assinado pelo presidente Germano Marino.

A iniciativa foi aprovada pela FGB e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) no último dia 26. A publicação destacou também outros projeto provados pela análise técnica, na área de arte, do edital do Fundo Municipal de Cultura do Sistema Municipal de Cultura. O musical está orçado em R$ 15 mil e, após o resultado final da análise técnica, depende do veto ou aprovação do prefeito de Rio Branco.

A reportagem tentou contato com o autor do projeto, mas foi informada que ele não se posicionaria.

Já a assessoria de comunicação da prefeitura afirmou que o projeto passou na classificação de documentos e agora segue para análise de mérito. São, ao todo, 167 iniciativas que são avaliadas.

Sobre o posicionamento do prefeito, de que o projeto não seria aprovado, a assessoria apenas destacou que os trâmites de julgamento dos méritos estão sendo cumpridos.

  • Fonte: g1
Sair da versão mobile