22.6 C
Juruá
quinta-feira, abril 25, 2024

Acre tem o maior número de infectados pela Covid em 24 horas desde o inicio da pandemia

Por

- Publicidade -

Com 1.172 novos casos, o Acre registrou o maior número de infectados pela Covid em 24 horas desde o inicio da pandemia. O recorde havia sido no dia 2 de abril do ano passado, quando 863 pessoas apareceram com o resultado positivo.

Os casos foram registrados no boletim da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) desta quarta-feira (19), fazendo com que o número de infectados saia de 90.299 para 91.471. Nenhuma morte foi registrada, assim, o número de óbitos pela doença continua o mesmo, 1.854.

Ao todo, 108 exames estão à espera de análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) e 86.731 pessoas receberam alta médica desde o inicio da pandemia.

Número de casos de Covid-19 por cidades do Acre

Cidades Casos de Covid
Acrelândia 1.815
Assis Brasil 1.838
Brasileia 3.118
Bujari 1.173
Capixaba 676
Cruzeiro do Sul 7.958
Epitaciolândia 1.624
Feijó 3.393
Jordão 707
Mâncio Lima 2.992
Manoel Urbano 911
Marechal Thaumaturgo 1.372
Plácido de Castro 1.807
Porto Acre 1.561
Porto Walter 554
Rio Branco 40.881
Rodrigues Alves 1.020
Santa Rosa 1.015
Sena Madureira 6.031
Senador Guiomard 1.217
Tarauacá 6.620
Xapuri 3.066
Total 91.471

Em todo o estado há 30 pessoas internadas, sendo 26 com teste positivo. A taxa de ocupação da UTI nas unidades de saúde é de 30%. Dos 20 leitos existentes, seis estão ocupados. São 10 leitos de UTI em Rio Branco e 10 em Cruzeiro do Sul.

MÉDIA MÓVEL: em que estados as mortes estão subindo, em estabilidade ou em queda

Com o aumento no número de casos, as unidades de saúde voltaram a ficar lotadas em Rio Branco. A busca por testes em farmácias também aumentou.

A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Brancoanunciou que vai abrir mais um ponto de testagem para Covid-19. A partir desta quinta (20), equipes de saúde vão estar em um drive-thru montado no estádio Arena da Floresta, das 8h às 17h, para fazer os testes somente em pessoas com sintomas da doença.

E os médicos que atendem na rede básica de saúde de Rio Brancosuspenderam de forma temporária a greve da categoria que já durava mais de um mês. A decisão ocorre devido a terceira onda de Covid que atinge o estado acreano com elevação de casos da doença.

Governo decreta emergência

Durante uma coletiva de apresentação do cenário epidemiológico do Acre, o governador Gladson Cameli disse que vai decretar situação de emergência devido ao aumento dos casos de Covid-19, no início do mês de janeiro.

Além disso, o governador junto com a secretária de Saúde, Paula Mariano, alertaram para a importância da vacinação como medida de proteção contra a doença e mantiveram todo estado na bandeira amarela. O Acre está na faixa de atenção desde o dia 24 de dezembro do ano passado, conforme nota divulgada pelo Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19.

“Fizemos um trabalho de conscientizar a população sobre a importância da vacina para evitar momentos como este. Não sou cientista, mas sei que não podemos aqui mudar o foco se não for de uma vez por todas unirmos força para vencer essa situação. Determinei à doutora Paula que usasse toda a estrutura do estado para que nós possamos juntos, mais uma vez, fazer o que a ciência determina. Eu não vou contra a ciência, vou proteger a vida das pessoas e fazer o que tiver fazer”, disse o governador.

Acre permanece na faixa amarela

Ao todo, nos primeiros dias de janeiro deste ano, o Acre contabiliza 1.866 casos de Covid-19, conforme dados do boletim diário divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), um salto significativo comparado a dezembro do ano passado que fechou com 171 casos novos.

“Espero não ter que tomar medidas iguais as passadas que tomamos. Não estou preocupado com eleição. Minha preocupação é com o próximo. Preciso do apoio da sociedade, nos ajude a orientar as pessoas, a convencer aquele que ainda não está convencido que a vacina vai proteger a vida dele. Meu filho tem 8 anos e quando chegar a hora dele, vai tomar a vacina. Agora, é hora de deixarmos algumas prioridades e cuidar da própria vida. Só da minha equipe de segurança baixaram cinco. Então, não é brincadeira. Vamos manter na faixa amarela. Vamos focar nas pessoas em proteger a vida das pessoas”, disse Cameli.

  • Por G1 Acre
- Publicidade -
Copiar